Considerando a situação hipotética apresentada e as diretriz...
Considerando-se os últimos dados laboratoriais, cabe a orientação de uso inicial de insulinoterapia, porém, futuramente, caso o jovem consiga adesão nutricional e pratique regularmente exercícios físicos, a insulinoterapia poderá ser substituída por tratamentos com hipoglicemiantes orais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Considerando-se os últimos dados laboratoriais (glicemia de 305 mg/dL, glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%), cabe a orientação de uso inicial de insulinoterapia, pois o DM1 causa a interrupção total da produção de insulina pelo pâncreas e o paciente necessitará utilizá-la constantemente.
Futuramente, caso o jovem consiga adesão nutricional e pratique regularmente exercícios físicos, a insulinoterapia não poderá ser substituída por tratamentos com hipoglicemiantes orais.
Somente no DM2 o paciente pode fazer uso de hipoglicemiantes, pois ele ainda mantém a produção de insulina, porém, em pequenas doses.
Resposta do Professor: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
@queroserparteira
ITEM ERRADO
No caso do DM TIPO 1, não existe a possibilidade de tratamento sem a insulina.
Como o paciente possui DM1 o qual ocorre a produção insuficiente de insulina, o tratamento medicamentoso depende da reposição desse hormônio, utilizando-se de esquemas e preparações variados e estabelecendo-se “alvos glicêmicos” pré e pós-prandiais para serem alcançados.
Em todas as faixas etárias, a reposição da insulina deve tentar atingir o perfil mais próximo possível do fisiológico. Não existe possibilidade de terapia por hipoglicemiantes orais.
O tratamento com insulina deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico (geralmente dentro das 6 horas, em caso de cetonúria), para prevenir a descompensação metabólica e a cetoacidose diabética (CAD).
Para materiais gratuitos na enfermagem
https://www.instagram.com/profwelmer.danilo/
Uma vez DM1, sempre DM1.
A não ser que Deus cure.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo