A malária é um grave problema de saúde pública e existem vár...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674314 Enfermagem
A malária é um grave problema de saúde pública e existem várias estratégias instituídas pelo Ministério da Saúde no sentido de reduzir a mortalidade por essa doença, assim como sua incidência, e até mesmo de eliminá-la do Brasil. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.
Na segunda fase do ciclo da doença, conhecida como esquizogonia, surgem os sintomas da malária, momento em que os merozoítos caem na circulação sanguínea e invadem as hemácias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a malária, um grave problema de saúde pública.

A primeira fase do ciclo da doença o mosquito pica uma pessoa infectada e promove a reprodução através da esporogonia, tornando-se infectado. Quando o mosquito pica uma pessoa, teremos a segunda fase do ciclo da doença, pois ela será infectada.

Na segunda, conhecida como esquizogonia, há infecção do fígado e surgem os sintomas da malária, momento em que os merozoítos caem na circulação sanguínea e invadem as hemácias que poderão infectar um novo mosquito que picar a pessoa contaminada, tornando-se assim infectado.
 

Resposta do Professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

@queroserparteira

CORRETO

A infecção inicia-se quando os parasitos (esporozoítos) são inoculados na pele pela picada do mosquito vetor, os quais invadirão as células do fígado, os hepatócitos. Nessas células, multiplicam-se e dão origem a milhares de novos parasitos (merozoítos), que rompem os hepatócitos, caem na circulação sanguínea e invadem as hemácias; o que dá início à segunda fase do ciclo, chamada de esquizogonia sanguínea. É nessa fase sanguínea que aparecem os sintomas da malária.

FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_tratamento_malaria_brasil.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo