“Atualmente as brincadeiras e os jogos são utilizados como f...
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Ano: 2024
Banca:
FEPESE
Órgão:
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Prova:
FEPESE - 2024 - Prefeitura de Balneário Camboriú - SC - Professor de Educação Física |
Q3100993
Educação Física
“Atualmente as brincadeiras e os jogos são utilizados como ferramentas potentes para o estímulo das
aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento”
(SILVA, FERREIRA & SILVA, 2021).
Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo na escola.
1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que as brincadeiras e os jogos possam ser um conteúdo da Educação Física, pois o trabalho com o corpo amplia-se nas múltiplas relações experienciais dos educandos.
2. A estruturação pedagógica da Educação Física, de maneira que o jogo seja entendido, apreendido, refletido e reconstruído como um conhecimento que constitui um acervo propositivo para o estímulo de valores humanos em favor da ambiência coletiva, se faz de maneira urgente.
3. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) descarta a vivência dos jogos eletrônicos, ainda que de forma educativa, pois estes têm tomado um relevante espaço na vida das crianças.
4. Os jogos cooperativos são formas potentes para desenvolver o espírito de comunidades justas, do desenvolvimento moral, da partilha coletiva e da visibilidade do outro como um ser colaborativo.
5. Segundo a BNCC, os jogos competitivos não devem ser objetos da Educação Física escolar, mesmo sendo importantes para estimular o princípio do trabalho em equipe e estimular o protagonismo em diferentes vertentes, diante da perspectiva do trabalho com o outro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo na escola.
1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que as brincadeiras e os jogos possam ser um conteúdo da Educação Física, pois o trabalho com o corpo amplia-se nas múltiplas relações experienciais dos educandos.
2. A estruturação pedagógica da Educação Física, de maneira que o jogo seja entendido, apreendido, refletido e reconstruído como um conhecimento que constitui um acervo propositivo para o estímulo de valores humanos em favor da ambiência coletiva, se faz de maneira urgente.
3. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) descarta a vivência dos jogos eletrônicos, ainda que de forma educativa, pois estes têm tomado um relevante espaço na vida das crianças.
4. Os jogos cooperativos são formas potentes para desenvolver o espírito de comunidades justas, do desenvolvimento moral, da partilha coletiva e da visibilidade do outro como um ser colaborativo.
5. Segundo a BNCC, os jogos competitivos não devem ser objetos da Educação Física escolar, mesmo sendo importantes para estimular o princípio do trabalho em equipe e estimular o protagonismo em diferentes vertentes, diante da perspectiva do trabalho com o outro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.