Qual dos seguintes órgãos NÃO está vinculado ao Poder Judic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978415 Direito Constitucional
Qual dos seguintes órgãos NÃO está vinculado ao Poder Judiciário?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezados, como sempre alerto, é fundamental a leitura da letra seca da lei, no caso, a Constituição Federal, porque provas objetivas costumam pedir, em quase noventa por cento de seu conteúdo, o conhecimento da lei.

A composição do Judiciário encontra-se no art. 92 da CF:

Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) II - o Superior Tribunal de Justiça; II-A - o Tribunal Superior do Trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 92, de 2016) III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho; V - os Tribunais e Juízes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juízes Militares; VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

O Tribunal de Contas da União, no entanto, é órgão de controle externo do Legislativo, não tendo função jurisdicional.

Gabarito:C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

---------------------------------------------------------

Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário:

I - o Supremo Tribunal Federal;

I-A o Conselho Nacional de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

II - o Superior Tribunal de Justiça;

II-A - o Tribunal Superior do Trabalho;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 92, de 2016)

III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;

IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho;

V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;

VI - os Tribunais e Juízes Militares;

VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

GAB. C

O Tribunal de Contas da União (TCU) é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.

Auxilia o Congresso Nacional no planejamento fiscal e orçamentário anual. Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, seja de direito público ou direito privado, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária tem o dever de prestar contas ao TCU.

Conforme o art. 71 da Constituição Federal o Tribunal de Contas da União é uma instituição com autonomia administrativa, financeira e orçamentária.

O entendimento majoritário no mundo jurídico é no sentido de o tribunal não estar ligado diretamente a nenhum poder, o que faz com que seja um órgão independente. Sua independência é comparada à do Ministério Público, um órgão que não está ligado a nenhum poder e exerce sua função constitucional. No entanto, esse não é um tema pacífico, e alguns autores entendem que o Tribunal de Contas é um órgão integrante do Poder Legislativo.

GABARITO C

 

O TCU é órgão independente e autônomo, não integrante de nenhum dos poderes da república. O mesmo é aplicado ao Ministério Público e à Defensoria Pública.  

 

* Não é um entendimento pacífico, alguns doutrinadores do Direito Constitucional acreditam que ele integre o Poder Legislativo. Mas para provas de concurso é majoritário o entendimento de se tratar de um órgão independente e autônomo. 

questao dada só erra quem nao estuda letra C

A título de conhecimento (e já abordado em outras questões), os órgãos do Poder Judiciário não permaneceram inalterados desde a promulgação da CF 88, sendo incluídos os seguintes:

TST – Inserido pela EC nº 92 (2016)

CNJ – Inserido pela EC nº 45 (2004)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo