Considerando o Calendário Nacional de Vacinação do Ministéri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2419833 Enfermagem

Considerando o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A vacina do rotavírus é aplicada aos 2, 4 e 6 meses.

( ) A vacina contra difteria, tétano e coqueluche é administrada a partir dos 2 meses, com intervalo de 60 dias entre as doses.

( ) A vacina contra hepatite B é administrada ao nascimento e, após, integra a vacina pentavalente, com aplicação de mais 3 doses.

( ) A vacina dTPa deve ser aplicada na gestação e tem validade de 10 anos, sem necessidade de nova aplicação se nova gestação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que é um conjunto de orientações sobre as idades e intervalos em que as vacinas devem ser administradas no Brasil. Para resolver essa questão, é importante conhecer as recomendações atualizadas sobre vacinas para diferentes faixas etárias e situações específicas, como a gestação.

Alternativa Correta: C - F – V – V – F

Justificativa para a alternativa correta:

( ) A vacina do rotavírus é aplicada aos 2, 4 e 6 meses. - Falso

A vacina do rotavírus é administrada em duas doses: aos 2 e 4 meses, portanto, a afirmativa está incorreta.

( ) A vacina contra difteria, tétano e coqueluche é administrada a partir dos 2 meses, com intervalo de 60 dias entre as doses. - Verdadeiro

Essa vacina, conhecida como DTP, é de fato iniciada aos 2 meses de idade, com intervalos de 60 dias entre as doses, portanto, a afirmativa está correta.

( ) A vacina contra hepatite B é administrada ao nascimento e, após, integra a vacina pentavalente, com aplicação de mais 3 doses. - Verdadeiro

A vacina contra hepatite B é administrada ao nascer e faz parte do esquema da vacina pentavalente, que inclui mais três doses subsequentes, confirmando a veracidade da afirmativa.

( ) A vacina dTPa deve ser aplicada na gestação e tem validade de 10 anos, sem necessidade de nova aplicação se nova gestação. - Falso

A vacina dTPa é recomendada a cada gestação, independentemente do intervalo de tempo entre elas, para garantir a proteção do feto, portanto, a afirmativa está incorreta.

Análise das alternativas incorretas:

A - V – V – V – F. A primeira afirmativa é falsa, pois a vacina do rotavírus não é aplicada aos 6 meses.

B - F – F – V – F. A segunda afirmativa é verdadeira, como explicado anteriormente.

D - V – F – F – V. A primeira e a última afirmativas são falsas, como detalhado acima.

E - F – F – F – V. A terceira afirmativa é verdadeira, uma vez que a vacina contra hepatite B integra a pentavalente.

Conclusão: Ao analisar cuidadosamente cada assertiva, verificamos que a opção C é a correta. Esse tipo de questão exige que o aluno tenha familiaridade com o calendário de vacinação para identificar corretamente as recomendações oficiais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo