Cisne (2018) faz uma análise da relação entre feminismo e ma...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3193306 Não definido
Cisne (2018) faz uma análise da relação entre feminismo e marxismo para o entendimento crítico e o enfrentamento das desigualdades sociais determinadas pela imbricação das relações sociais de sexo, “raça” e classe. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a autora:
I. O patrimônio categorial da tradição marxista, construído na perspectiva metodológica do materialismo histórico dialético, elucida e desvela as bases concretas das determinações das explorações e opressões na emergência e desenvolvimento do modo de produção patriarcal-racista-capitalista, instrumentalizando-nos a intervir para a organização e a atuação feminista classista e antirracista.
II. O entendimento crítico da cultura e da educação hegemônicas e o dos símbolos e representações que as permeiam são indispensáveis, posto que reproduzem a ideologia patriarcal.
III. Na concepção do feminismo marxista, a subordinação da mulher aos homens está associada à instauração da propriedade privada e da luta de classes.
IV. O feminismo não deve ser um movimento que luta restritamente pelas questões individuais das mulheres, ainda que tais questões sejam incontestavelmente importantes e indispensáveis. O fundamento do feminismo sendo a emancipação das mulheres, encontra um limite estrutural: o capitalismo.
V. A emancipação da mulher está associada à construção de uma nova sociedade. O patrimônio categorial do marxismo se faz indispensável para a luta das mulheres, uma vez que tem como objeto a sociedade burguesa e como objetivo a sua superação.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas