De acordo com a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto No...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
A questão aborda a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal (2022), que é fundamental para garantir um cuidado humanizado e baseado em evidências científicas durante o parto. A pergunta exige um conhecimento específico sobre práticas recomendadas e não recomendadas durante a admissão e o trabalho de parto, conforme orientações da diretriz.
A alternativa B está correta ao afirmar que a conduta mais aceita é a admissão da mulher no início da fase ativa da dilatação para instituir condutas que visam melhorar a qualidade de vida dela e reduzir riscos de intervenções desnecessárias. Esta prática contribui para um parto mais seguro e humanizado.
Analisando as alternativas incorretas:
A - O uso rotineiro do enema e da tricotomia genital não são práticas recomendadas na admissão para o parto. Essas intervenções são consideradas desnecessárias e podem causar desconforto à parturiente, além de não apresentarem benefícios comprovados.
C - Durante o trabalho de parto, a ingestão de alimentos leves pode ser permitida para parturientes de risco habitual, além da ingestão de líquidos. Restringir a ingestão de alimentos não é uma prática recomendada, pois a parturiente pode precisar de energia para o trabalho de parto.
D - A cardiotocografia de rotina não é recomendada para a avaliação do bem-estar fetal na admissão do parto de início espontâneo, em gestantes saudáveis de risco habitual. Esse exame deve ser reservado para casos específicos onde há indicação clínica.
E - Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a permitir a presença de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Esse direito é garantido pela Lei Federal nº 11.108, de 2005.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo