No que diz respeito aos conceitos relevantes na área de segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674342 Enfermagem
No que diz respeito aos conceitos relevantes na área de segurança do paciente e às principais estratégias para a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), julgue o item subsequente.
Dano é um evento ou circunstância que resultou, ou poderia ter resultado, em prejuízo desnecessário ao paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre segurança do paciente.

Segundo a Resolução - RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, que Institui ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e dá outras providências, a definição apresentada esta equivocada.
Dano é o comprometimento de estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo (inclui doenças, sofrimento, morte; físico, social ou psicológico);

O incidente é um evento ou circunstância que resultou, ou poderia ter resultado, em prejuízo desnecessário ao paciente.

Resposta do Professor: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo a portaria Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013 que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) é definido:

Dano: Comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico;

Incidente: evento ou circunstância que resultou, ou poderia ter resultado, em prejuízo desnecessário ao paciente.

Errado.

Conforme a RDC36 do Ministério da Saúde que institui ações para Segurança do Paciente:

Boas práticas de funcionamento do serviço de saúde: componentes da garantia da qualidade que asseguram que os serviços são ofertados com padrões de qualidade adequados.

Cultura de segurança: conjunto de valores, atitudes, competências é comportamentos que determinam ocomprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.

Dano: comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade, disfunção, podendo assim, ser físico, social ou psicológico.

Evento adverso: incidente que resulta dano à saúde.

Garantia da qualidade: totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.

Gestão de risco: aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação, controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a Imagem institucional.

Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado ou resultou, em dano desnecessário à saúde.

Núcleo de Segurança do Paciente: instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do Paciente.

Plano de segurança do Paciente em serviços de saúde: documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para gestão de risco visando a prevenção e a mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou óbito do Paciente no serviço de saúde;

Tecnologias em saúde: conjunto de equipamentos, medicamentos, insumos e procedimentos utilizados na atenção à saúde, bem como os processos de trabalho, a infraestrutura e a organização do serviço de saúde.

Conceito de incidente.

errado

conceitos na pg 8: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf

  • Segurança do paciente = Reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Dano = Comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
  • Risco = Probabilidade de um incidente ocorrer.
  • Incidente = Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Circunstância Notificável = Incidente com potencial dano ou lesão.
  • Near miss = Incidente que não atingiu o paciente. Incidente sem lesão Incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano.
  • Evento Adverso = Incidente que resulta em dano ao paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo