Só no primeiro semestre de 2019, houve um aumento de 56% no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816408 Atualidades

Só no primeiro semestre de 2019, houve um aumento de 56% no número de denúncias de intolerância religiosa em comparação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte dos relatos foi feita por praticantes de crenças como a Umbanda e o Candomblé. Os casos são registrados via Disque 100, número de telefone do governo criado em 2011, que funciona 24 horas por dia para receber denúncias de violações de direitos humanos.


(Disponível em: https://spbancarios.com.br/01/2020/intolerancia-religiosa-aumentou-56-no-brasil-em-2019.)


Há 20 anos, a Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, faleceu em decorrência de um ataque motivado por intolerância religiosa. Em sua homenagem à data foi instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância, comemorado todo dia:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Dia 21 de janeiro, marca o “Dia Mundial da Religião”, proposto pela Assembleia Espiritual Nacional (1949), promovida pelos Bahá’ís, religião fundada por Bahá'u'lláh, na região da Pérsia, com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, é celebrado em alusão a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá.

A candomblecista teve sua casa e seu terreiro invadidos por um grupo de outra religião, e foi acusada de charlatanismo. Após a publicação de uma matéria jornalística, intitulada “Macumbeiros e Charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”, Mãe Gilda e o marido foram perseguidos, sofreram várias agressões físicas e verbais, e depredações dentro do espaço religioso. Após o ocorrido teve um infarto fulminante e morreu.

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, instituído pela Lei Estadual nº 14.947 de 29 de janeiro de 2013, tem implementado políticas públicas específicas para combater a intolerância religiosa.

Yalorixá = mãe de santo

Babalorixá = pai de santo

Orixá = divindade

Atenção nas questões. Se olhar nas referências, no final do texto, você mata a resposta

GAB-B

21/JANEIRO

O "Dia do Folclore Brasileiro" é comemorado em 22 de agosto.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é comemorado em de janeiro.

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de novembro.

Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro.

GAB: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo