A partir do texto, analise as afirmações a seguir. I. As com...
Texto para as questões 1 a 4.
Mateiros está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas
Mateiros, que fica ao leste do Tocantins, está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas. A cidade localizada na região do Jalapão possui 2.748 habitantes, e 1.190 pertencem a esse grupo étnico, o que corresponde a 43,3%. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo 2022.
Segundo o órgão, pela primeira vez, a equipe do Censo percorreu os quatro cantos do país para fazer o levantamento da população quilombola. Para isso, foi realizado um recorte com o intuito de abordar as características desse contingente populacional, ao inserir nos questionários, as perguntas “Você se considera quilombola?” e “Qual o nome da sua comunidade?”.
Em todo o Brasil, há 1.327.802 quilombolas, o equivalente a 0,65% de toda a população residente no país. No Tocantins, foram contabilizados 12.881. Proporcionalmente, a cidade de Alcântara (MA) possui a maior população quilombola do país. Do total de 18.466 habitantes, 15.616 são quilombolas, um total de 84,6%. Na lista apresentada pelo IBGE, seis das cidades ficam no Maranhão, uma em Minas Gerais, uma em Goiás, uma Bahia e a outra no Tocantins. No ranking dos estados, o Tocantins aparece em 9º lugar com maior contingente de quilombolas, se comparado com a quantidade de habitantes. O percentual é de 0,85%. O Maranhão está no topo do ranking, com 3,97%.
Durante o Censo, o IBGE fez um levantamento sobre os domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador quilombola e sobre aqueles localizados em Territórios Quilombolas oficialmente delimitados. No Tocantins, conforme a pesquisa, há três territórios quilombolas oficialmente delimitados, com 1.328 moradores. São consideradas assim as regiões que apresentam alguma delimitação formal no acervo fundiário do Incra ou dos órgãos com competências fundiárias no âmbito estadual e municipal. Ainda conforme os dados, 11.553 quilombolas vivem fora desses territórios no Tocantins.
Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia. Acesso em: 28 jul. 2023.
A partir do texto, analise as afirmações a seguir.
I. As comunidades quilombolas encontram-se espalhadas em todo território nacional.
II. A ausência de dados dificulta o reconhecimento da população quilombola.
III. A maior população quilombola do Brasil localiza-se no leste do Tocantins, na cidade de Mateiros.
Com relação aos dados informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender o tema central abordado no texto: a distribuição e o reconhecimento da população quilombola no Brasil com base nos dados do Censo 2022 do IBGE.
Tema central: O levantamento realizado pelo IBGE sobre a população quilombola, destacando as cidades e estados com maior presença desse grupo étnico.
A alternativa correta é a B - I e II apenas.
Justificativa:
I. As comunidades quilombolas encontram-se espalhadas em todo território nacional. - Esta afirmação está correta. O texto menciona que o Censo percorreu "os quatro cantos do país" para fazer o levantamento da população quilombola, o que indica a presença dessas comunidades em várias regiões do Brasil.
II. A ausência de dados dificulta o reconhecimento da população quilombola. - Esta afirmação também está correta. O texto não diz isso diretamente, mas o fato de ser a primeira vez que o Censo faz um levantamento específico sobre quilombolas indica que, até então, havia uma lacuna de dados, o que certamente dificultava o reconhecimento e a análise detalhada dessa população.
III. A maior população quilombola do Brasil localiza-se no leste do Tocantins, na cidade de Mateiros. - Esta afirmação está incorreta. O texto afirma claramente que a maior população quilombola proporcional do Brasil está em Alcântara, no Maranhão, com 84,6% da população total sendo quilombolas, ao contrário de Mateiros.
Análise das alternativas:
A - I apenas. - Incorreta, pois também é correta a afirmação II.
C - III apenas. - Incorreta, pois a afirmação III é falsa.
D - II e III apenas. - Incorreta, pois a afirmação III é falsa.
E - I, II e III. - Incorreta, porque a afirmação III é falsa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo