Ao analisar uma curva tensão-deformação, é importante atenta...
Ao analisar uma curva tensão-deformação, é importante atentar para determinados conceitos, Quanto a esses conceitos, considere os itens seguintes.
I Limite de elasticidade (LE): tensão máxima em que a deformação ainda é reversível (elástica).
II Módulo de resiliência: máxima energia de deformação que um material pode absorver por unidade de volume de material sem ocorrer deformação plástica (inclui todo o regime elástico, e apenas ele). É proporcional à área do gráfico na porção elástica da curva: (LE x deformação) /2.
III Tensão máxima: máxima tensão calculada (força sobre área da seção transversal inicial), suportada pelo material antes da fratura.
IV A tensão de escoamento é sempre maior do que a tensão de ruptura para materiais frágeis.
Estão corretos
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Materiais frágeis não tem tensão de escoamento
O ítem III me deixou intrigado uma vez que a tensão máxima para materiais dúcteis é calculada no ponto de maximo da curva, entretanto, este ponto não está ligado ao ponto de fratura. Alguém explica?
Exato, por isso que ele fala tensão máxima se encontra antes da fratura, para materiais frágeis essa tensão máxima é a própria tensão de ruptura.
Ao meu ver, a questão deveria ter detalhado se era diagrama tensão deformação convencional ou real... Caso fosse Tensão Deformação Real, a tensão máxima é a tensão de ruptura e a área utilizada é a área instantânea e não a área inicial...
Devido se falar bastante apenas em Gráfico Tensão Deformação e já ser utilizado de forma generalizada o modelo Convencional, já que a banca quis mexer com o detalhamento da área, deveria ter especificado o tipo do gráfico
A banca examinadora foi infeliz com relação ao item III. Jamais eu marcaria esse item como verdadeiro em qualquer prova.
Tanto a tensão máxima como a tensão de ruptura são tensões suportadas pelo material antes da fratura. Mesmo a tensão de ruptura, pois não há como medir uma tensão depois que o material se fraturou.
Da forma como foi escrito o item, ficou muito claro que deixou-se a entender que seria a tensão de ruptura. Paciencia...
Victor Soares, com relação a ser tensão convencional ou real, isso foi especificado no item III ao afirmar entre parênteses "força sobre área da seção transversal inicial". Trata-se, portanto, da tensão convencional. Entretanto, essa informação não alteraria o resultado da afirmativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo