O terraceamento de terras agrícolas consiste na construção d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978665 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O terraceamento de terras agrícolas consiste na construção de terraços no sentido transversal à declividade do terreno, para reter e infiltrar ou conduzir, com velocidade adequada, o escoamento superficial das águas pluviais. Considerando um terreno com declividade de 17% em uma pequena propriedade rural, contendo solo com boa permeabilidade, o tipo mais adequado é terraço:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Base Larga : 2 a 8 %

Base Média: 8 a 12 %

Base Estreita: 12 a 18 %

Patamar: 18 a 50 %

Os terraços de base larga e nivelados devem ser construídos em Latossolos e Neossolos Quartzarenicos, solos arenosos. Têm a vantagem de permitir o cultivo em praticamente toda a sua superfície e de facilitar sua manutenção com as operações normais de preparo do solo.

Os terraços de base média são indicados para pequenas ou médias propriedades onde há maquinaria suficiente para os implementos recomendados, com declividade do terreno de até 15%.

Os terraços de base estreita são recomendados apenas em condições em que não seja possível instalar terraços de base média ou larga. Normalmente, são recomendados para pequenas propriedades, com baixa intensidade de mecanização agrícola e devem ser construídos em terrenos com declividade acima de 12%. Sua principal desvantagem é a diminuição da área útil para o cultivo agrícola.

GAB D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo