A respeito do processo administrativo e da direção, julgue o...
A respeito do processo administrativo e da direção, julgue o item.
A direção está centralizada na cúpula da administração,
não se espalhando pelos demais níveis hierárquicos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das funções administrativas, sendo mais especificamente cobrada a função direção.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas em outro arranjo.
Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que em conjunto constituem o chamado processo administrativo.
De outro modo, a função direção é a atividade que se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas, possuindo implicitamente as atividades de comunicar, liderar e motivar as pessoas em direção aos objetivos.
Por último, a função controle assegura que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. Ou seja, a razão de existência do controle é checar se as atividades controladas estão ou não alcançando os resultados esperados.
As fases do controle são: definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões, tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
Ante o exposto, a questão está incorreta, uma vez que a função direção se espalha pelo demais níveis hierárquicos. Por exemplo, os gerentes que não estão na cúpula da organização (nível tático ou operacional) são profissionais capazes de tomada de decisão de curto prazo que envolvam diretamente seus subordinados.
Fonte:
Chiavenato, Idalberto Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab: Errado
DIREÇÃO: A direção é a função administrativa responsável pela coordenação de pessoas para um objetivo comum dentro do contexto.
A direção é a terceira função administrativa. O papel dela é acionar e dinamizar a empresa. Está totalmente voltada às ações com pessoas dentro da organização.
Quando nos referimos a alguém que direciona uma equipe, estamos falando de como as atividades das pessoas são estruturadas para se alcançar os objetivos.
Direção pode ser realizada em todos os níveis organizacionais. Os diretores dirigem os gestores, que dirigem os supervisores e executores.
O item está incorreto. A direção não está centralizada apenas na cúpula da administração, ela é uma função que se espalha por todos os níveis hierárquicos da organização.
A direção é uma das funções básicas do processo administrativo, juntamente com o planejamento, organização e controle. Ela envolve a liderança e a orientação dos colaboradores em todos os níveis da organização para que eles executem suas tarefas de forma eficiente e contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais.
Embora os líderes e gestores de níveis mais altos da hierarquia possam ter um papel mais proeminente na direção estratégica da organização, a direção também é responsabilidade de supervisores, gerentes de equipe e líderes de departamentos em níveis intermediários e operacionais. Cada um desses líderes tem a tarefa de orientar e motivar suas equipes para alcançar os resultados esperados.
Portanto, a direção não é centralizada apenas na cúpula da administração, mas sim distribuída por toda a organização, pois é fundamental para o bom funcionamento de todos os seus níveis hierárquicos.
FUNÇÃO DIREÇÃO ---------> SÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Como liderar, motivar e comunicar os funcionários.
A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber se comunicar, liderar e motivar.
Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação.
ERRADO
Restringiu algo? Suspeite! → É QUASE CERTO DIZER QUE VAI ESTAR ERRADA!
→ Isso não é restrito apenas à alta cúpula da administração. Na verdade, a direção eficaz é um aspecto crítico em todos os níveis da hierarquia organizacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo