Fabiano, 69 anos, foi encaminhado ao Serviço de Audiologia c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1124510 Fonoaudiologia
Fabiano, 69 anos, foi encaminhado ao Serviço de Audiologia com queixa de escutar e não entender, com comprometimento de intelegibilidade de fala; e dificuldade de entender a fala na presença de ruído. Na Avaliação Audiológica foi constatado perda auditiva compatível com presbiacusia, que tem configuração audiométrica de perda auditva do tipo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Neurossensorial

O tema central da questão é a presbiacusia, que é a perda auditiva associada ao envelhecimento. Para resolver a questão, é necessário compreender que esse tipo de perda auditiva é caracteristicamente do tipo neurossensorial. A presbiacusia geralmente resulta em dificuldades para ouvir frequências mais altas, comprometendo a inteligibilidade da fala, especialmente em ambientes com ruído.

A seguir, explico por que esta é a alternativa correta e por que as demais opções estão incorretas:

E - Neurossensorial: Esta alternativa está correta porque a presbiacusia é uma perda auditiva neurossensorial. Isso ocorre devido a alterações no ouvido interno (cóclea) ou nas vias auditivas centrais, comuns em pessoas idosas, resultando na dificuldade de compreensão da fala, principalmente em ambientes ruidosos.

A - Mista: A perda auditiva mista combina características de perda condutiva e neurossensorial. No caso da presbiacusia, não há componente condutivo, portanto, esta alternativa é incorreta.

B - Funcional: A perda auditiva funcional refere-se a uma perda auditiva sem causa orgânica identificável. Sendo a presbiacusia uma condição com causas fisiológicas bem definidas, esta opção está incorreta.

C - Condutiva: A perda auditiva condutiva ocorre quando há problema na transmissão do som pelo ouvido externo ou médio (como uma infecção ou obstrução). No caso da presbiacusia, o problema está no ouvido interno, descartando esta alternativa.

D - Retrococlear: Este tipo de perda ocorre devido a lesões ou disfunções do nervo auditivo ou das vias auditivas centrais além da cóclea. A presbiacusia não se refere a problemas retrococleares, mas sim ao desgaste natural do ouvido interno, tornando esta opção incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Presbiacusia

 É a perda progressiva da sensibilidade auditiva em função da idade. Esse processo de perda auditiva em função da idade pode começar a qualquer momento, mas é mais esperado nos sujeitos acima de 60 anos. O envelhecimento da orelha humana é o resultado da soma de vários fatores extrínsecos, ou seja a exposição a ruídos ocupacionais e não ocupacionais, nutrição, estresse, uso de medicamentos, juntamente aos fatores hereditários. (Giliad e Glorig,1979;Novak e Glorig, 1989).

Tradicionalmente, presbiacusia é caracterizada por uma perda auditiva bilateral, progressiva, mais acentuada nas frequências altas,Tornando a percepção dos sons consonantais muito difícil, prejudicando assim a inteligibilidade de fala, por isso a queixa típica desse sujeitos é: “ouço mas não entendo”  (Russo 1988).

O recrutamento é uma alteração que pode acompanhar a presbiacusia, isto é, a intolerância a sons de intensidade elevada é uma queixa comum nestes indivíduos. Portanto é comum na pesquisa do reflexo acústico encontrarmos a presença do recrutamento de Metz, e na timpanometria encontramos muitas vezes, a curva do tipo A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo