O texto "Leituras do Brasil" permite entender (ainda que sej...
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 11 a 14.
Para responder às quatro questões seguintes, leia e analise o texto "Leituras do Brasil".
Aprender a ler não corresponde simplesmente à aquisição de um novo código através do simples acréscimo de uma nova capacidade. Aprender a ler é ter acesso a um mundo distinto daquele em que a oralidade se instala e organiza. As Leituras do Brasil na sua inevitável aceitação. O mundo da escrita não se limita a simples registros das manifestações orais. O acesso a este mundo, através da alfabetização, pode se constituir em uma espécie de iniciação. (...) Aprender a ler e escrever são necessidades tão gritantes que sua rejeição indica o alheamento do sujeito, é tão forte quanto a recusa do alimento, quanto a aceitação dos bens sociais. Essa valorização da alfabetização tem a sua justificativa pelo fato de que ela pode instrumentar o sujeito para a própria vida, franquear-lhe possibilidades de sobrevivência, que, de outro modo, lhe estarão vedadas.
(Haquira Osakabe. Mercado de Letras. Campinas, 1995.p.17-8) − (Adaptado)
O texto "Leituras do Brasil" permite entender (ainda que seja por inferências) que ler e escrever são atividades que envolvem:
I.A pessoa que ensina, sua formação e expectativas ( se é bom leitor, se gosta de ensinar, aonde quer chegar com os seus ensinamentos).
II.A pessoa que aprende e seus antecedentes sociais (quem é, onde vive, como vive, o que quer).
III.A natureza do objeto linguístico (tipo de textos, desafios que apresenta, assuntos que aborda).
IV.As reais, concretas e seguras possibilidades da obtenção de bons resultados que permitam destaques sociais e profissionais.
Marque a opção que apresenta análise coerente com o conteúdo do texto:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Heavy
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo