O texto "Leituras do Brasil" permite entender (ainda que sej...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2436023 Português

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 11 a 14.


Para responder às quatro questões seguintes, leia e analise o texto "Leituras do Brasil".

Aprender a ler não corresponde simplesmente à aquisição de um novo código através do simples acréscimo de uma nova capacidade. Aprender a ler é ter acesso a um mundo distinto daquele em que a oralidade se instala e organiza. As Leituras do Brasil na sua inevitável aceitação. O mundo da escrita não se limita a simples registros das manifestações orais. O acesso a este mundo, através da alfabetização, pode se constituir em uma espécie de iniciação. (...) Aprender a ler e escrever são necessidades tão gritantes que sua rejeição indica o alheamento do sujeito, é tão forte quanto a recusa do alimento, quanto a aceitação dos bens sociais. Essa valorização da alfabetização tem a sua justificativa pelo fato de que ela pode instrumentar o sujeito para a própria vida, franquear-lhe possibilidades de sobrevivência, que, de outro modo, lhe estarão vedadas.


(Haquira Osakabe. Mercado de Letras. Campinas, 1995.p.17-8) − (Adaptado)

O texto "Leituras do Brasil" permite entender (ainda que seja por inferências) que ler e escrever são atividades que envolvem:


I.A pessoa que ensina, sua formação e expectativas ( se é bom leitor, se gosta de ensinar, aonde quer chegar com os seus ensinamentos).

II.A pessoa que aprende e seus antecedentes sociais (quem é, onde vive, como vive, o que quer).

III.A natureza do objeto linguístico (tipo de textos, desafios que apresenta, assuntos que aborda).

IV.As reais, concretas e seguras possibilidades da obtenção de bons resultados que permitam destaques sociais e profissionais.


Marque a opção que apresenta análise coerente com o conteúdo do texto:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Heavy

I. A pessoa que ensina, sua formação e expectativas: O texto menciona o processo de alfabetização como uma "iniciação", sugerindo que há um papel de guia ou facilitador nesse processo. As expectativas do professor em relação ao aprendizado do aluno são relevantes no contexto da alfabetização.

II. A pessoa que aprende e seus antecedentes sociais: O texto destaca que aprender a ler e escrever é uma necessidade fundamental, e a recusa dessa aprendizagem indica "alheamento do sujeito". Isso sugere que o contexto social e as experiências de vida do aprendiz influenciam sua relação com a leitura e a escrita.

III. A natureza do objeto linguístico: O texto diferencia a oralidade da escrita, indicando que a escrita não é apenas um registro da fala, mas um "mundo distinto". Isso implica que os textos escritos possuem características e desafios próprios que devem ser considerados no processo de aprendizado.

IV. As reais, concretas e seguras possibilidades da obtenção de bons resultados que permitam destaques sociais e profissionais: Embora o texto mencione que a alfabetização pode "franquear-lhe possibilidades de sobrevivência", ele não garante resultados seguros ou destaques sociais e profissionais. O foco principal é na importância da leitura e escrita como ferramentas para a vida.

A alternativa correta é a A) I, II e III apenas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo