“Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis!” Se coloc...
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos deixamos extraviar. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas são um apelo eloquente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, a união de todos nós. Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbirão e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. Sei que os homens morrem, mas a liberdade não perecerá jamais.
Charles Chaplin)
Se colocada no singular, a forma correta dessa frase será
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conjuntivo
Subjuntivo (Br)
Presente
que eu desespere
que tu desesperes
que ele/ela desespere
que nós desesperemos
que vós desespereis
que eles/elas
desesperem
Imperativo negativo: Não + pessoas do presente do subjuntivo.
Imperativo afirmativo: Tu e Vós saem do presente do indicativo menos o -s;Você, Nós e Vocês derivam do presente do subjuntivo.
Não desespereis = Não VOS desespereis (Pronome oculto - 2ª Pessoa do Plural), logo a colocação no singular deverá ser na 2ª Pessoa do Singular, qual seja TU = Não TE desesperes.
Gabarito A, pois além de ser a única que altera corretamente o tempo e a pessoa da frase após os dois pontos, também coloca o restante no singular.
Eu pensei que os verbos ficavam na 3ªp.s.
Obrigada, Jackson! Faço o mesmo por nós quando ainda tenho créditos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo