Um pré-escolar de três anos deu entrada na emergência com re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091147 Medicina
Um pré-escolar de três anos deu entrada na emergência com relato de quadro compatível com crise convulsiva tônico-clônica generalizada há 40 minutos, com cerca de 5 minutos de duração. Os pais negam comorbidades ou ocorrência de quadro similar anteriormente. Contam que, uma hora antes, a criança havia retornado da creche com 39 °C de febre e administraram dipirona.
Exame físico: 37 °C, hiperemia de orofaringe, discreta sonolência, sem sinais neurológicos de localização ou rigidez de nuca. Foi realizada punção lombar, e o exame liquórico mostrou: Células: 3 (100% linfomononucleares); Hemácias: Zero; Proteínas: 15 mg/dL; Glicose: 56 mg/dL. Duas horas depois, a criança apresentava exame neurológico normal e 38 °C.
Nesse caso, a melhor conduta a seguir é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C, que consiste em prescrever antitérmicos, liberar a criança com orientação médica de conduta a ser tomada em caso de febre, e retorno imediato se houver convulsão. Isso porque o quadro apresentado pela criança é compatível com uma convulsão febril, que é uma crise convulsiva que ocorre em crianças devido à febre alta e pode ser causada por infecções virais ou bacterianas. É importante tratar a febre e dar orientações aos pais sobre como agir em caso de novas convulsões. Não há necessidade de internação ou prescrição de medicamentos anticonvulsivantes nesse caso. A punção lombar foi realizada para excluir meningite, mas o resultado não indica essa possibilidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo