A simbiose com microrganismos pode ser muito benéfica para ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✔ Gabarito: B
Os fungos micorrízicos arbusculares associam-se mutualisticamente com o sistema radicular de plantas superiores (BARBOSA, 2013). (...) Esses fungos estabelecem simbiose mutualística com raízes de plantas e o micélio extra-radicular explora o solo, adquirindo água e nutrientes com eficiência, notadamente o fósforo (SOUZA et al., 2011). (...) A hifa externa do fungo micorrízico arbuscular quanto ao benefício nutricional da simbiose, pode fornecer 80% do fósforo, 25% do nitrogênio, 10% do potássio, 25% do zinco e 60% do cobre (MARSCHNER & DELL, 1994).
https://www.conhecer.org.br/enciclop/2015E/Micorrizas.pdf
Minhas considerações: isso tem a ver com o fato de o fósforo ser um elemento de pouca mobilidade no solo. Logo, a raiz (com ou sem associação de micorrizas) tem que entrar em contato para absorver esse nutriente, e, quanto maior a área de contato maior a chance de absorver o fósforo presente no solo.
A hifa externa do fungo micorrízico arbuscular quanto ao benefício nutricional da simbiose, pode fornecer 80% do fósforo, 25% do nitrogênio, 10% do potássio, 25% do zinco e 60% do cobre (MARSCHNER & DELL, 1994).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo