No consultório odontológico, os fatores de risco de contágio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3067152 Odontologia
No consultório odontológico, os fatores de risco de contágio mais importantes (especialmente pelo vírus da AIDS e hepatite C) são sangue, agulhas e instrumentos cortantes ou perfurantes. Nesse sentido, faz-se importante conhecer o risco de transmissão dos materiais usados pelo cirurgião-dentista, os quais podem ser classificados em críticos, semicríticos e não críticos. A esse respeito, analise as assertivas a seguir:
I- Artigos críticos são aqueles que penetram nos tecidos, no sistema vascular e nos órgãos isentos de micro-organismos próprios. Devem estar esterilizados ao serem utilizados. Como exemplos, citam-se agulhas para anestesia e sutura, instrumentos cirúrgicos, instrumentos para raspagem, instrumentos e limas para endodontia, fios de sutura, curetas para dentina, sonda exploradora e milimetrada, brocas, porta-agulha, seringas etc.
II- Artigos semicríticos entram em contato apenas com mucosa íntegra, capaz de impedir a invasão dos tecidos. Estes também devem estar esterilizados, ou até́ mesmo desinfetados, ao serem utilizados. Os exemplos são pinça clínica, espelho bucal, condensadores de amálgama, espátulas, pedras e pontas montadas, cânulas de sucção, taças de borracha etc.
III- Artigos não críticos são aqueles que entram em contato apenas com a pele íntegra e os que não entram em contato direto com o paciente. Devem estar desinfetados ao serem usados. Como exemplos, citam-se placa de vidro, Dappen, porta-dique plástico ou metálico etc.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas