Nem todas as reações inflamatórias pulpares resultam em dano...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3067154 Odontologia
Nem todas as reações inflamatórias pulpares resultam em dano permanente para a polpa. Quando a lesão cariosa é eliminada ou detida antes que as bactérias atinjam a polpa, a inflamação é resolvida e a cicatrização ocorrerá. Consequentemente, a meta principal dos procedimentos restauradores dentários deveria ser livrar a dentina de bactérias, de modo que a polpa inflamada pudesse recuperar. Este é o raciocínio para o uso de técnicas de tratamento conservador da polpa. A esse respeito, analise as assertivas a seguir.
I- Uma polpa dentária em condições de ser preservada tem as seguintes características: o sangramento tem que ser escasso; o sangue deve apresentar coloração vermelho-viva; a polpa radicular deve apresentar-se com corpo consistente, firme.
II- Curetagem pulpar é um procedimento feito após a ocorrência de exposição pulpar, resultando em remoção superficial da polpa dentária atingida, em casos de exposição acidental da polpa, com sintomatologia/ dor espontânea.
III- Pulpotomia é um procedimento de remoção da polpa coronária, mantendo viva a polpa radicular. É indicado para dentes com pulpite, em que as condições adequadas de sangramento e consistência devem ser consideradas.
IV- Caso o tratamento conservador não tenha sucesso, o usuário deverá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas para realização do tratamento endodôntico. Para isso, o cirurgião dentista da equipe de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família deve fazer remoção total do tecido cariado, acesso, curativo de demora e material restaurador provisório.

Está CORRETO apenas o que se afirma em
Alternativas