A síndrome cardiopulmonar por hantavírus (SCPH) recebeu ess...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2921039 Medicina

A síndrome cardiopulmonar por hantavírus (SCPH) recebeu essa denominação a partir dos primeiros casos detectados na América do Sul, onde observou-se importante comprometimento cardíaco.

Assinale a opção correta acerca de infecções por hantavírus.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A alternativa D está correta, pois destaca que a contaminação do humano pelo hantavírus ocorre principalmente pela inalação de aerossóis. Esses aerossóis são formados a partir de partículas de urina, fezes e saliva de roedores infectados, que são os principais reservatórios do hantavírus. Este modo de transmissão é a principal via de infecção para o hantavírus, tornando-se essencial para entender a prevenção e controle da doença.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta afirmação está incorreta porque o período de transmissibilidade do hantavírus não é bem definido, e não há evidência de transmissão de pessoa para pessoa na maioria dos casos, sendo a transmissão por aerossóis a principal via. Portanto, a ideia de transmissibilidade por até 30 dias não está correta no contexto conhecido da doença.

Alternativa B: Esta opção está errada, já que, em casos de síndrome cardiopulmonar por hantavírus, é comum observar um hematócrito elevado, devido à concentração de glóbulos vermelhos causada pela perda de plasma. Um hematócrito abaixo de 30% não seria esperado e indicaria uma condição diferente.

Alternativa C: A afirmação é incorreta porque, na fase aguda da infecção por hantavírus, a presença de IgM é geralmente detectável, sendo um dos métodos de diagnóstico utilizado. A taxa de detecção é maior que 5% dos casos, contradizendo o que foi sugerido na afirmativa.

Alternativa E: O período de incubação do hantavírus é geralmente de 1 a 5 semanas (em média 2 a 4 semanas), e não até 180 dias. Este período estendido seria atípico e não condiz com o que é observado clinicamente.

Compreender a transmissão, diagnóstico e características clínicas de doenças como a síndrome cardiopulmonar por hantavírus é vital para profissionais de saúde, principalmente em regiões endêmicas. Estas informações são essenciais para a prevenção e manejo adequado desses casos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo