O Pacto pela Saúde, de que trata a Portaria GM/MS 399/2006,...
I- O apoio às conferências de saúde e movimentos sociais, que atuam no campo da saúde; II- O apoio aos conselhos de saúde, mas sem envolvimento nos processos de formação dos conselheiros; III- O apoio à implantação e implementação de ouvidorias nos estados e municípios.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O documento das Diretrizes do Pacto pela Saúde em 2006 – Consolidação do Sistema Único de Saúde, publicado na Portaria/GM nº 399, de 22 de fevereiro de 2006, contempla o Pacto firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.
I- O apoio às conferências de saúde e movimentos sociais, que atuam no campo da saúde;
III- O apoio à implantação e implementação de ouvidorias nos estados e municípios.
I. O apoio às conferências de saúde e movimentos sociais, que atuam no campo da saúde: Correta. A participação ativa nas conferências de saúde e o apoio aos movimentos sociais são meios importantes para envolver a sociedade nas decisões relacionadas à saúde.
II. O apoio aos conselhos de saúde, mas sem envolvimento nos processos de formação dos conselheiros: Incorreta. A participação do SUS inclui o apoio aos conselhos de saúde e também deve envolver a promoção da formação e capacitação dos conselheiros, para que desempenhem melhor seus papéis.
III. O apoio à implantação e implementação de ouvidorias nos estados e municípios: Correta. A implementação de ouvidorias é uma estratégia para ampliar a participação da sociedade, permitindo que as pessoas expressem suas opiniões, sugestões, reclamações e denúncias sobre os serviços de saúde.
Portaria GM/MS 399/2006 - PACTO PELA SAÚDE
F – FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA
III - PACTO DE GESTÃO
7.1 - As ações que devem ser desenvolvidas para fortalecer o processo de participação social, dentro deste pacto são:
Apoiar os conselhos de saúde, as conferências de saúde e os movimentos sociais que atuam no campo da saúde, com vistas ao seu fortalecimento para que os mesmos possam exercer plenamente os seus papéis;
Apoiar o processo de formação dos conselheiros;
Estimular a participação e avaliação dos cidadãos nos serviços de saúde;
Apoiar os processos de educação popular em saúde, para ampliar e qualificar a participação social no SUS;
Apoiar a implantação e implementação de ouvidorias nos estados e municípios, com vistas ao fortalecimento da gestão estratégica do SUS;
Apoiar o processo de mobilização social e institucional em defesa do SUS e na discussão do pacto;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo