A oração subordinada “para se entrar numa escola” (l. 04) l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2329855 Português

A arte de produzir fome






Disponível em: pt.scribd.com/document/347973678/A-Arte-de-Produzir-Fome-Rubem-Alves. Acesso em: 28 jul. 2023.

A oração subordinada “para se entrar numa escola” (l. 04) liga-se à oração principal e estabelece com esta a relação semântica de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

A alternativa correta é:

A. Finalidade.

A oração subordinada "para se entrar numa escola" indica a finalidade da ação expressa na oração principal. Ou seja, a pessoa precisa fazer algo com a finalidade de entrar na escola. A conjunção "para" nesse contexto denota o objetivo ou propósito da ação. As duas principais conjunções que indicam finalidade é a palavra "para" e a locução conjuntiva "a fim de (que)"

Explicação dos erros nas demais alternativas:

B. Condição: Não há indicação de condição na oração subordinada. A ideia de condição geralmente é expressa por conjunções como "se" ou "caso".

C. Tempo: A oração subordinada não indica uma sequência temporal, mas sim o propósito da ação.

D. Modo: A oração subordinada não expressa a maneira como algo é feito, mas sim a finalidade da ação. O modo geralmente é expresso por advérbios ou locuções adverbiais que indicam a forma como a ação ocorre.

#Pertencerei PRF-RJ - Gabarito dado pelo chatgpt

Simplificando a oração, ficaria assim:

"Sugeri que alunos e professores deveriam passar por uma cozinha", mas pra quê? -> "para se entrar numa escola" (finalidade).

Questão discutível, pois o para com sentido condicional é o mesmo que "sob a condição de".

Ex: Para (Sob a condição de) passar no concurso, é preciso que ele estude mais.

Porém, ele também sempre carrega um sentido finalístico, que é o valor mais usual de para.

Ex: Ele estudou muito para (com o fim de) passar no concurso.

Substituindo no contexto da frase, temos:

"Sugeri, faz muitos anos, que, para (sob a condição de) se entrar numa escola, alunos...deveriam passar por uma cozinha".

Claramente o sentido condicional tem mais valor que o finalístico, pois sob a condição de se entrar numa escola, é previamente exigido um tempo na cozinha. Ou seja, segundo essa digressão hipotética do texto, seria necessário como condição necessária, antes o aluno e professores passarem um tempo na cozinha, para depois entrar na escola.

Logo, gabarito ou anulável, ou letra B, pois o embora carregue sentido finalístico, o sentido condicional, pelo contexto da frase, é mais forte, pois o fato de ficar na cozinha é condição de pré-qualificação, ou seja, um condicional anterior para ascender à sala de aula.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo