Dentro dos estudos arqueológicos desenvolvidos na América, ...
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/prehistoriabrasileira.htm.
Com a metodologia da História Social, as fontes ampliaram-se para um estudo da cultura e da sociedade, permitindo-nos um leque de possibilidades de desvendar o passado mais antigo. A inclusão da Arqueologia como fonte histórica possibilitou uma releitura de uma era da História pouco estudada devido à falta de elementos e de vestígios históricos. Estamos falando da:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O estudo dos sítios arqueológicos no Brasil tem revelado importantes vestígios da presença humana antiga em diversas regiões, com ênfase nos estados do Piauí e de Minas Gerais, assim como nas regiões litorâneas do Centro-Sul do país. Essas descobertas são cruciais para compreender o desenvolvimento das sociedades ao longo do tempo.
A ampliação das fontes através da metodologia da História Social permitiu um aprofundamento nos estudos da cultura e sociedade, abrindo um vasto campo de possibilidades para desvendar o passado. Com a inclusão da Arqueologia como uma fonte histórica valiosa, foi possível revisitar e interpretar períodos da História que antes eram pouco compreendidos devido à escassez de registros e vestígios.
O período da História que se beneficia particularmente dessas descobertas e da aplicação da Arqueologia como ferramenta de estudo é a Pré-História, marcada pela ausência de documentos escritos e pela necessidade de recorrer a outros tipos de evidências para compreender as primeiras sociedades humanas.
Portanto, a resposta correta para a questão proposta é a Alternativa C - Pré-História, que se refere ao período anterior ao advento da escrita e que graças às técnicas arqueológicas podemos estudar com mais profundidade, apesar dos desafios impostos pela falta de documentos tradicionais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo