A escravidão no Brasil teve início no século XVI, durante o ...
Disponível em: https://querobolsa.com.br/enem/historia-brasil/escravidao-nobrasil.
O Tráfico Atlântico foi responsável por trazer mais de 13 milhões de pessoas para o continente americano. Estima-se que, pelo menos, 5 milhões vieram para o Brasil e desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro, lugar considerado o que mais recebeu pessoas escravizadas. Sobre o sistema escravista, podemos dizer que:
I- Os escravizados trabalhavam nas lavouras de café, de canade-açúcar, nas minas de ouro e de diamantes, nos serviços domésticos (Casa Grande) e ainda como escravos de ganho nas áreas urbanizadas.
II- A escravidão foi um processo extremamente violento, com longas e extensas jornadas de trabalho, sem alimentação, nem condições de vida adequadas o que reduzia muito a expectativa de vida dos escravizados.
III- Os escravizados tinham uma longa jornada de trabalho, mas também dias de descanso, e, para que pudessem produzir, sem ter o desgaste físico extenuante, nos descansos, havia as festas na senzala.
IV- Para que os escravizados aceitassem a condição, eram aplicados castigos corporais para o mau comportamento ou para a baixa produtividade, tais como açoites, prisão com grilhões e máscaras de ferro.
V- Apesar do sistema escravista, o Brasil conseguiu manter uma harmonia social, pois, ao longo dos séculos, os escravizados entenderam a sua função no modo produtivo e faziam o trabalho sem resistência.
Estão CORRETAS as afirmativas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A escravidão no Brasil, iniciada no século XVI, foi um período marcado pela utilização de mão de obra forçada de africanos, que foram arrancados de diversos grupos étnicos e transportados em condições desumanas nos navios negreiros. Este sistema teve um impacto profundo e duradouro na configuração política, econômica e social do país.
O chamado Tráfico Atlântico foi responsável por trazer mais de 13 milhões de pessoas para as Américas, sendo que estima-se que ao menos 5 milhões dessas pessoas foram levadas diretamente para o Brasil, desembarcando majoritariamente no Porto do Rio de Janeiro.
Em relação ao trabalho escravo no Brasil, podemos destacar que:
- Os escravizados eram forçados a trabalhar em diversas frentes, como nas lavouras de café e cana-de-açúcar, nas minas de ouro e diamantes, em serviços domésticos e também nas cidades, como escravos de ganho.
- A escravidão caracterizava-se por ser um processo extremamente violento, com jornadas de trabalho longas e extenuantes, sem acesso a alimentação adequada e condições de vida mínimas, o que reduzia drasticamente a expectativa de vida dos cativos.
- Os escravizados, apesar de terem uma longa jornada de trabalho, raramente possuíam dias de descanso e festas na senzala – esta é uma concepção equivocada que tenta amenizar a realidade brutal do sistema escravista.
- Para forçar a aceitação da condição servil e punir a baixa produtividade ou mau comportamento, eram comuns os castigos corporais severos, como açoites, prisão com grilhões e o uso de máscaras de ferro.
- A ideia de que havia harmonia social no Brasil escravista é um mito, pois, ao longo dos séculos, houve inúmeras formas de resistência e luta por parte dos escravizados contra o sistema produtivo opressor.
Portanto, as afirmativas corretas são as seguintes:
I, II e IV.
Este gabarito demonstra uma compreensão histórica crítica da realidade da escravidão no Brasil, desmitificando visões romantizadas e reconhecendo a violência e a resistência inerentes a esse período sombrio da história brasileira.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
III- Os escravizados tinham uma longa jornada de trabalho, mas também dias de descanso, e, para que pudessem produzir, sem ter o desgaste físico extenuante, nos descansos, havia as festas na senzala.( kkkkkkkkk, descanso é)
Gab: A
► A - Apesar do "item III" ser considerado errado na questão, é importante ter em mente que, apesar de em muito menor número, uma das formas de resistência à escravidão foram as negociações entre escravos e senhores para uma maior flexibilização na jornada de trabalho, estabelecendo momentos para que pudessem cultuar suas crenças, ou o catolicismo (na forma de concretismo religioso) por exemplo.
A loucura do item V já te entrega a alternativa correta
Gabarito muito dúbio. Acertei no chute pq a I estava obviamente correta e a V obviamente errada. Mas a II está errada quando diz que os escravos trabalhavam "sem alimentação". Ora, se não tivessem alimentação todos morreriam logo de fome. E a III também está correta, a meu ver, pois havia folga em algumas festas religiosas e havia celebrações nas senzalas.
com certeza os escravos tinham descanso...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo