Em relação à perícia, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pessoal, sem muitas firulas, já que a questão é bem literal e com base no CPP.
a) CORRETO, é o que dispõe o CPP. Isso porque o juiz, conforme leciona a doutrina, é o peritus peritorum, ou seja, perito dos peritos. De qualquer forma, deve fundamentar.
b) ERRADO. Responde por fraude processual. Art. 158-C § 2º É proibida a entrada em locais isolados bem como a remoção de quaisquer vestígios de locais de crime antes da liberação por parte do perito responsável, sendo tipificada como fraude processual a sua realização.
c) ERRADO. A prova testemunhal pode suprir. Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
d) ERRADO. E etapa informada na alternativa é o RECONHECIMENTO. A fixação possui o seguinte conceito:art. 158-B III - fixação: descrição detalhada do vestígio conforme se encontra no local de crime ou no corpo de delito, e a sua posição na área de exames, podendo ser ilustrada por fotografias, filmagens ou croqui, sendo indispensável a sua descrição no laudo pericial produzido pelo perito responsável pelo atendimento.
e) ERRADO. Deve ser realizado por duas pessoas. Veja Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.
Pessoal, iniciei um projeto social de mentoria 100% gratuita para carreiras policiais. @gabaritedelta.
Espero ajudar alguém!
GABARITO - A
A ) O Juiz pode rejeitar o laudo no todo ou em parte.
___________
B) FRAUDE PROCESSUAL.
.
Art. 158 - E , § 2º É proibida a entrada em locais isolados bem como a remoção de quaisquer vestígios de locais de crime antes da liberação por parte do perito responsável, sendo tipificada como fraude processual a sua realização
____________
C) Desaparecidos os vestígios do crime e não sendo possível a realização da perícia, a prova testemunhal não pode supri-la.
Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
_____________
D) Na cadeia de custódia, a etapa de fixação corresponde ao ato de distinguir um elemento de interesse para a produção da prova pericial.
A fixação refere-se a descrição do vestígio.
__________________
E)
Art. 159, § 1o Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.
____________
A) GABARITO
B) O crime será FRAUDE PROCESSUAL;
C) A prova testemunhal PODERÁ suprir-lhe a falta;
D) Na cadeia de custódia, a etapa de RECONHECIMENTO corresponde ao ato de distinguir um elemento de interesse para a produção da prova pericial.
"fixação: descrição detalhada do vestígio conforme se encontra no local de crime"
E) Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (DUAS) PESSOAS IDÔNEAS, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.
Assertiva A
Ao fundamentar o seu convencimento na sentença condenatória, o magistrado pode aceitar ou rejeitar o laudo pericial, no todo ou em parte.
Essa questão deveria estar em Processo Penal, não em Direito Penal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo