Considere que os Poderes Executivo e Judiciário tenham firma...
orçamentário brasileiro, julgue os itens subsequentes. Nesse
sentido, considere que, sempre que empregada, a sigla PPA
refere-se a plano plurianual.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
O tema central da questão é o processo orçamentário brasileiro, mais especificamente a relação entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Para resolver essa questão, precisamos compreender como essas peças orçamentárias interagem e a função de cada uma delas.
O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital e outras delas decorrentes, além das relativas aos programas de duração continuada. Ele é fundamental para o planejamento governamental ao longo de um período de quatro anos. Por outro lado, a LOA é elaborada anualmente e deve ser compatível com o PPA.
No caso apresentado, um convênio foi firmado para a construção de novas edificações, o que constitui uma despesa de capital. Como o convênio surgiu durante a vigência de um PPA que não previa essas despesas, a interpretação correta é que não basta incluir o novo gasto na LOA vigente sem alterar o PPA. Isso porque o PPA precisa prever diretrizes e programas que contemplem essas despesas, garantindo assim que a LOA esteja em conformidade com o planejamento de médio prazo.
Portanto, afirmar que a alteração imediata do PPA não é necessária e que basta inserir o gasto na LOA torna a questão errada. Isso justifica porque a alternativa E está correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF. Art 167. § 1º - Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
Bons estudos!
Na realidade só de lembrar que a LOA é anual já acertaria a questão, os orçamentos autorizados somente podem ser utilizados naquele (no) exercício financeiro.
Autorização não é vinculação, cabendo ao Administrador uso do recurso financeiro de forma que atenda as necessidades que ocorrem durante o ano.
Ex: limite de cartão de crédito, está autorizado,, mas utilizará de acordo com a necessidade.
e a questão diz que não está a despesa prevista no orçamento, portanto, as despesas na LOA precisam estar em conformidade com a LDO e com o PPA, salvo no caso das adicionais, suplementares e extraordinários que não estão no orçamento planejado.
o detalhe que não pode ultrapassar o exercício financeiro, nem me lembrava, matéria de Orçamento Público tenho muito a aprender, mas foi assim que consegui acertar rsrs...
FÉ em DEUS e FOCO nos ESTUDOS!!
Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
Se o investimento passar de um ano, ele precisa ser incluído no PPA OU ter uma lei que autorize sua inclusão. Caso contrário, o administrador público cometerá crime de responsabilidade.
Cespe - Depen - 2015: "O administrador público que autorizar investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro sem sua prévia inclusão no PPA poderá responder por crime de responsabilidade."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo