A abolição brasileira contou com muitos marcos legais, ocor...
Disponível em: https://www.politize.com.br/abolicao-da-escravatura-brasileira/.
Sobre a abolição da escravidão no Brasil, podemos considerar que foi um processo longo que começou desde a Independência em 1822 e foi até 1888, um ano antes da Proclamação da República. Sobre esse processo, podemos considerar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C, que menciona os marcos legais importantes no processo de abolição da escravatura no Brasil. A Lei Eusébio de Queirós, sancionada em 1850, teve como objetivo o fim do tráfico transatlântico de escravizados para o Brasil. A Lei do Ventre Livre, ou Lei Rio Branco, promulgada em 1871, estabeleceu que todos os filhos de mulheres escravizadas que nascessem a partir daquela data seriam considerados livres. A Lei dos Sexagenários, ou Lei Saraiva-Cotegipe, de 1885, garantia a liberdade para escravizados com mais de 60 anos de idade.
Essas leis, no entanto, vieram com muitas restrições e, de fato, tiveram pouco efeito imediato na melhoria das condições de vida dos escravizados ou na aceleração do processo de abolição. Em muitos casos, essas legislações retardaram a abolição total, pois foram criadas com o intuito de fazer uma transição gradual e controlada para o trabalho livre, ao invés de uma mudança abrupta e radical. Dessa forma, essas leis são vistas como etapas que acabaram por adiar o fim da escravatura, que só ocorreria de forma definitiva com a Lei Áurea, em 1888.
É importante reconhecer que o processo de abolição no Brasil foi complexo e multifacetado, envolvendo pressões internacionais, a luta dos próprios escravizados e de abolicionistas, além das tentativas do governo e dos proprietários de escravizados de manter o controle social e econômico em um país que estava se transformando.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A lei Eusebio de queiros n˜ao surgiu pouco efeito, ela foi o marco no fim do tráfico negreiro. Afirmativa C falsa
Pq a D está errada?
gente a correta não seria a alternativa D?
retardou a abolição total?? nem faz sentido kkkk
Na prática, essas leis não beneficiaram quase nenhum grupo de escravizados
Lei dos Sexagenários: Previa liberdade para escravizados acima dos 60 anos mas a expectativa de vida dos escravizados não passava de 40
Lei do Ventre Livre: Concedia liberdade aos escravizados nascidos a partir daquele ano, mas a criança podia ser libertada aos 8 sendo o senhor indenizado pelo governo, ou libertada na maior idade (21) anos. A maioria dos senhores escolheu a segunda opção, alguns livros dizem que os escravizados ainda tinham que pagar alguns anos de trabalho como indenização.
Ou seja, na prática, essas leis pouco beneficiaram os escravizados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo