Na atualidade, o melhor teste para se saber se uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251862 Medicina Legal
Na atualidade, o melhor teste para se saber se uma pessoa disparou uma arma de fogo é a colheita de material da mão do suspeito e a seguir:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os resíduos derivados da pólvora são principalmente os NITRITOS. São evidenciados por uma reação corada com o REATIVO DE GREISS. Mas seu valor tem sido desacreditado em função da grande possibilidade de falso- positivos causados por contaminação prévia da mão por substancias sem qualquer tipo de relação com disparos de arma de fogo- EX: URINA, CINZA DE CIGARRO, FERTILIZANTES, ALIMENTOS EM CONSERVA. SALIVA E SUOR TAMBÉM CONTÉM NITRITO • Urina; • Cinza de cigarro; • Fertilizantes; • Alimentos em conserva. Pelo fato de serem so lúveis em água, os nitritos podem não ser encontrados se tiver havido lavagem da pele.

Por isso, criou-se TESTE DA PARAFINA OU LUVA DE PARAFINA DE ITURRIOZ-Capaz de recolher resíduos impregnados profundamente na epiderme O TESTE E ITURRIOZ é feito colocando-se parafina semilíquida sobre a pele das regiões suspeitas depois de lavada cuidadosamente a mão do possível atirador. A temperatura próxima do ponto de fusão da parafina é quente o suficiente para dilatar o s poros e sulcos da pele de modo a poder colher as incrustações mais profundas e não removíveis com a lavagem.

As partículas ficam aderidas à parafina, que deve ser removida enquanto ainda mole p ara poder ser esticada sobre a superfície plana com a face de contato com a pele para cima. A superfície deve ser examinada com microscópio estetoscópico para localizar áreas suspeitas. Sobre essas áreas, é necessário pingar uma gota do REAGENTE DE LUNGE ( também chamado de REAGENTE BENITEZ) – presença de nitritos e nitratos produz uma coloração azulada por reação de oxidação. Não é específica para resíduos de pólvora nem sequer p ara nitritos. Indica apenas a presença de um oxidante. Além de ser um teste inespecífico, sua realização é laboriosa e o aparecimento da cor azulada é fugaz, não podendo ser repetido.

Os resíduos produzidos pela queima da espoleta, contudo, são bem mais confiáveis- a pesquisa desses resíduos pode ser feita p ela chamada VIA ÚMIDA, que se vale de reações químicas para metais presentes nos sais da espoleta, como chumbo, antimônio e bário, ou pela MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA. • Fabricação de papéis – bário • Fabricação de fios sintéticos – antimônio Atualmente melhor método - MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA complementada pela ESPECTROMETRIA AOS RAIOS X.

Fonte: HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O GABARITO É LETRA C, MAS NÃO ENTENDI.

Mas que belo comentário Ayonara.

O método mais prestigiados pelos cientistas forenses é a microscopia eletrônica de varredura complementada pela espectometria aos raio x.

Hygino Hércules - 2011.

LETRA C.

O método de microscopia eletrônica de varredura (MEV) é o mais atual e fidedigno. Pode ser empregado em substituição/ conjunto com o exame de reação de rodizonato de sódio, excluindo-se, definitivamente, a prova de parafina (difenilamina sulfúrica).

O residuograma é realizado por meio da microscopia eletrônica de varredura. Sabe-se que o disparo libera diversos materiais que se encontram no cano da arma, como pólvora etc. O método de microscopia eletrônica de varredura (MEV) é o mais atual e fidedigno para verificação de pólvora e outras substâncias na mão do atirador. Normalmente, é empregado em substituição ou em conjunto com o exame de reação de rodizonato de sódio, excluindo-se, definitivamente, a prova de parafina (difenilamina sulfúrica).

Fonte: Adaptei o comentário da colega Nilene Morris em outra questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo