Sobre o dispositivo intrauterino de cobre, disponível para i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2646918 Enfermagem

Sobre o dispositivo intrauterino de cobre, disponível para inserção no Sistema Único de Saúde, é correto afirmar que se trata de um método contraceptivo de:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre o dispositivo intrauterino de cobre. A alternativa correta é B - emergência quando inserido cinco dias após um ato desprotegido.

O dispositivo intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo amplamente utilizado e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Vamos entender por que a alternativa B é a correta e analisar as demais opções:

Alternativa B: Emergência quando inserido cinco dias após um ato desprotegido.

Essa alternativa está correta porque o DIU de cobre pode ser usado como método de contracepção de emergência. Se inserido em até cinco dias após uma relação sexual desprotegida, ele impede a fecundação. O cobre, presente no dispositivo, cria um ambiente hostil para os espermatozoides, impedindo a fertilização do óvulo.

Alternativa A: Eficácia inferior.

Essa alternativa é incorreta. O DIU de cobre tem uma eficácia contraceptiva muito alta, comparável a outros métodos de longa duração. Ele é considerado um dos métodos mais eficazes disponíveis.

Alternativa C: Hormônio.

Essa alternativa também está incorreta. O DIU de cobre não contém hormônios. Ele age exclusivamente pela liberação de íons de cobre, que são tóxicos para os espermatozoides, dificultando sua movimentação e sobrevivência.

Alternativa D: Barreira.

A alternativa D é incorreta porque o DIU de cobre não é um método de barreira. Métodos de barreira, como preservativos, agem impedindo fisicamente a entrada dos espermatozoides no útero, enquanto o DIU atua no ambiente intrauterino.

Alternativa E: Baixa permanência.

Essa alternativa é incorreta. O DIU de cobre é um método de longa permanência, podendo permanecer no útero por até 10 anos. Sua durabilidade é uma das vantagens, pois oferece uma contracepção prolongada sem a necessidade de manutenção frequente.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e ajudado a compreender as características do DIU de cobre. Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

acredito que a questão está errada

O DIU é um contraceptivo com alta eficácia e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos.

Existem três tipos principais de DIU: DIU de cobre, DIU de prata e cobre e DIU hormonal.

O DIU de cobre previne a gravidez por causar mudanças no endométrio e no muco cervical, o que impede que os espermatozoides cheguem até o óvulo e interfere na motilidade do espermatozoide. Uma proteção durante um período de aproximadamente 10 anos.

DIU de prata é um tipo de dispositivo intrauterino não hormonal.

O DIU hormonal é um tipo de dispositivo que contém hormônio em sua composição, o levonorgestrel, que é liberado em pequenas quantidades, de forma contínua, a partir do momento que é inserido, podendo ser utilizado por até 5 anos consecutivos.

obs;

Sim. O DIU é um método de barreira ou seja, ele tem a função de impedir o encontro entre óvulos e espermatozoides de maneira física.

Sim, o dispositivo de cobre pode ser colocado ate 5 dias após o sexo desprotegido que evita a gravidez indesejada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo