O uso das aspas presentes no decorrer do texto justifica-se ...
Leia o texto abaixo para responder a questão
Dia Mundial da Aids é comemorado
com palestra e caminhada
Roseli Servilha
O Dia mundial de luta contra a AIDS é celebrado nesta quinta-feira, 1º, e desde esta quarta, palestras alusivas ao dia foram realizadas no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).
Tema como ‘Um novo olhar na prevenção do HIV’, foi proferido pela médica Leila Regina Amorim, que falou sobre novas alternativas para prevenção da doença. Leila aproveitou para falar sobre formas de prevenção.
“Hoje trabalhamos a prevenção combinada, que é um conjunto de ações que visam analisar o ser como um todo e, não só a orientação de usar preservativo. Mas, também, outras situações de onde o paciente foi exposto”.
Ela fala sobre a profilaxia pós-exposição ao vírus HIV (PEP), para aqueles indivíduos que estiveram em uma situação sexual de risco, “é possível fazer uso das medicações, numa forma de evitar complicações”.
A profilaxia pré-exposição (PREP), vem mostrando eficácia em sua atuação, mas ainda não está disponível no Brasil, “a perspectiva é de que no início do ano que vem, ela seja implantada no nosso país”, revela. O novo medicamento, segundo Leila, não será para todas as pessoas, mas aquelas que têm risco maior de adquirir a doença.
O Cedap é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), referência na Bahia para diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 17h, e está localizado à Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia - Salvador.
(retirado de http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1820495 em 30\11\2016)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Geralmente as aspas indicam a fala de alguém. No texto, as frases entre as aspas estão no sentido direto.
Gramática normativa - Rocha Lima
gab. d
GABARITO D
>>> TIPOS DE DISCURSO
Discurso direto: neste caso, o narrador, após introduzir as personagens, faz com que elas reproduzam a fala e o pensamento por si mesmas, de modo direto, utilizando o diálogo. Não há interferência do narrador naquilo que foi dito.
Discurso indireto: neste tipo de discurso, não há diálogo; o narrador não põe as personagens a falar e a pensar diretamente, mas ele faz-se o intérprete delas, transmitindo o que disseram ou pensaram, sem reproduzir o discurso que elas teriam empregado. Neste caso, o narrador se coloca como mediador daquilo que foi falando, podendo fazer interferências e, por vezes, marcar até a própria opinião.
Discurso indireto livre: consiste na fusão entre narrador e personagem, isto é, a fala da personagem insere-se no discurso do narrador,
sem o emprego dos verbos de elocução (como dizer, afirmar, perguntar, responder, pedir e exclamar). É a mistura do discurso direto com o indireto.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aspas --> usa-se para:
a) isolar palavras ou expressões que fogem à norma padrão, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares.
b) Abrir e fechar citações.
> se dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de novas aspas, estas serão simples ( ' ).
D) Discurso direto, pois reproduz a fala da palestrante.
"Deus nos Surpreende!"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo