Observe a figura a seguir.Disponível em: <https://www.gov...
Observe a figura a seguir.
Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/cartazes/cartaz_pr
ecaues.pdf/view>. Acesso em: 16 mar. 2023.
As precauções são conjuntos de medidas e recomendações
que visam a evitar ou diminuir a transmissão direta e indireta
de doenças infectocontagiosas ou microrganismos de
importância epidemiológica entre pacientes, profissionais de
saúde ou visitantes do serviço de saúde. Dentre as
precauções, a recomendação da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (ANVISA) correspondente à figura é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Correta- As medidas de precaução são um conjunto de ações para prevenir e/ou controlar a transmissão de microrganismos nos ambientes de assistência à saúde, protegendo pacientes, profissionais e comunidade. A precaução padrão visa reduzir os riscos de transmissão de microrganismos no hospital que constituem basicamente em higienização das mãos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) caso seja necessário, manejo e descarte corretos de materiais perfurocortantes e resíduos.
B) Incorreta - A alternativa propõe para a imagem: precaução de contato, estando incorreta, as Precauções de Contato são indicadas para evitar a transmissão de agentes infecciosos, incluindo microrganismos de importância epidemiológica, que se espalham por contato direto ou contato indireto com o paciente ou seu ambiente (como superfícies e equipamentos). Utiliza-se higiene das mãos, avental, luvas e quarto privativo.
C) Incorreta - A alternativa propõe para a imagem: a precaução para gotículas, estando incorreta, as medidas de Precaução para Gotículas incluem: Uso de máscara cirúrgica e óculos de proteção/escudo facial. Todo profissional deve usar quando estiver a menos de um metro do paciente, para proteção de mucosa de olhos, nariz e boca. Luvas quando em contato com diferentes sítios corporais. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. Descarte, em recipientes apropriados, seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las.
D) Incorreta - A alternativa propõe para a imagem: a precaução para aerossóis, estando incorreta, as precauções para aerossóis são indicadas evitar a transmissão de partículas menores ou iguais a 5, que permanecem em suspensão no ar, podendo ser transportadas por longas distâncias. A precaução imprescindível nesse isolamento é a máscara de alto poder de filtração (N95 ou PFF2), para todo profissional/familiar antes de entrar no quarto.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a precaução padrão.
Pra cima deles!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo