Alterações no padrão ou na frequência respiratória do paci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185977 Enfermagem
Alterações no padrão ou na frequência respiratória do paciente podem ser um dos indicadores mais precoces da necessidade de oxigenoterapia. Sinais clínicos como modificações no estado mental, dispneia, aumento na pressão arterial, taquicardia e extremidades frias podem ser indícios de hipoxemia. Os sistemas de administração de oxigênio são tradicionalmente divididos em sistemas de baixo e alto fluxo. São classificados sistemas de oxigenoterapia de baixo fluxo 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Oxigenoterapia é um tratamento que fornece oxigênio extra aos pulmões quando o nível de oxigênio no sangue está muito baixo. Baixo Fluxo é caracterizado por fornecer fluxo de oxigênio complementar, suprindo as necessidades do paciente.

A) Incorreta- A alternativa propõe por sistemas de oxigenoterapia de baixo fluxo,  a ventilação natural com máscara de venturi e a tenda facial, estado incorreta,  a Máscara de Venturi possui um sistema de válvulas que possibilita um controle exato da FiO2 a ser fornecida ao paciente. Cada válvula tem uma cor e na válvula tem escrito tanto o fluxo quanto a FiO2 ofertado por ele, que varia de de 24 a 50%. Seu benefício está em situações em que se busque um desmame da oferta de oxigênio. A máscara de Venturi é um sistema de alto fluxo

B) Incorreta- A alternativa propõe por sistemas de oxigenoterapia de baixo fluxo,  a ventilação não invasiva com pressão positiva e a ventilação invasiva, estando incorreta, a ventilação mecânica, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Atualmente, classifica-se o suporte ventilatório em dois grandes grupos: Ventilação mecânica invasiva e Ventilação não invasiva. Nas duas situações, a ventilação artificial é alcançada com a aplicação de pressão positiva nas vias aéreas. A diferença entre elas fica na forma de liberação de pressão: enquanto na ventilação invasiva utiliza-se uma prótese introduzida na via aérea, isto é, um tubo orotraqueal ou uma cânula de traqueostomia, na ventilação não invasiva, utiliza-se uma máscara como interface entre o paciente e o ventilador artificial.

C) Correta -  Nos pacientes que possuem ventilação espontânea, a definição por qual dispositivo usar não obedece a uma regra. Itens do exame clínico, físico e complementares podem ajudar na escolha. A cânula nasal/ cateter nasal é o dispositivo mais utilizado, tanto pela disponibilidade quanto pela facilidade do uso. Ela é um dispositivo simples, de baixo fluxo, suportando um fluxo de até 6 L/min, fornecendo uma FiO2 de, no máximo, 45%. Um aumento maior no fluxo não é transmitido em aumento da FiO2. A máscara simples pode aumentar a FiO2 até 60%, ela deve ser usada com um fluxo mínimo de 5 L/min para prevenir retenção de dióxido de carbono (CO2). Tem uma vantagem de ser mais acessível e leve, podendo ser utilizada até em casa, porém não tem garantia de selamento, além de precisar ser removido se o paciente precisar falar ou se alimentar.

D) Incorreta- A alternativa propõe por sistemas de oxigenoterapia de baixo fluxo, as cânulas nasais e a ventilação não invasiva com pressão positiva, estando incorreta,  a ventilação mecânica, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Na ventilação não invasiva, utiliza-se uma máscara como interface entre o paciente e o ventilador artificial.  A ventilação artificial é alcançada com a aplicação de pressão positiva nas vias aéreas.

Gabarito: Letra C


CARVALHO, C. R. R. DE .; TOUFEN JUNIOR, C.; FRANCA, S. A.. Ventilação mecânica: princípios, análise gráfica e modalidades ventilatórias. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 33, p. 54–70, jul. 2007


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

as cânulas nasais, os cateteres nasais e as máscaras de nebulização. 

Pessoal, não precisa repetir a resposta das questões aqui não, o site já mostra qual é a resposta correta, deixa pra comentar só se for algo que acrescente e agregue mais conhecimento ou então uma contestação, uma discordância ou dúvida.

Pode ser que essas pessoas que repetem não sabem como funciona o site acha que os comentários é o lugar para responder a questão...enfim pra quem não sabe é só clicar na alternativa e depois clicar em "responder" .

Gabarito C.

(para não assinantes)

BAIXO FLUXO: Fornece oxigênio suplementar as vias aéreas diretamente com fluxos de 8L ou menos, cateter nasal ou óculos, canula nasal, máscara facial simples de nebulização.

ALTO FLUXO: são capazes de fornecer uma alta concentração de oxigênio, acima do que uma pessoa é capaz de inspirar e é indicado em casos mais graves, em situações de hipóxia.

esse é meu resumo sobre o assunto, se tiver algo errado ou alguém tiver algo para acrescentar fico agradecido, bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo