No ano de 1853, a Província do Paraná se emancipou administ...
Levando-se em conta as iniciativas criadas pelo fim do tráfico de escravos e da Lei de Terras, ambas aprovadas em 1850, o projeto colonizador do Paraná teve início.
NISHIKAWA, Reinaldo Benedito. As colônias de imigrantes na Província do Paraná, 1854-1889. Tese de Doutorado. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-16072015- 111650/publico/2015_ReinaldoBeneditoNishikawa_VCorr.pdf. Acesso: 17 jan. 2024.
A partir do acontecimento descrito no texto, o primeiro polo de imigrantes europeus no território emancipado, foi a colônia:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: alternativa E (Superagui).
"Chegada de Carlos Perret Gentil em Superagui, no século 19, inaugurou a época de colônias europeias no litoral do estado do Paraná. A historiadora Altiva Pilatti Balhana (falecida em 2009) escreveu no artigo "Política Imigratória do Paraná" que desde os primeiros tempos da emancipação do estado, em 1853, os governantes se preocuparam em desenvolver políticas imigratórias. Anteriormente, poucas colônias de imigrantes foram instaladas. A primeira foi em Rio Negro, em 1828, com a entrada de cerca de 200 imigrantes alemães. Outra foi em 1847, com a colônia Tereza Cristina, nas margens do rio Ivaí, com colonos franceses além da colônia de Superagui, de Carlos Perret Gentil.
[...] Sem pestanejar, Carlos Perret Gentil, então cônsul da Suíça no Brasil, resolveu dar um giro de 180 graus em sua vida. Abandonou a fábrica que tocava voltada à iluminação na cidade fluminense de Campos e resolveu se dedicar à agricultura. Para isso, comprou uma grande extensão de terras e deu início ao seu projeto. Em 1851, ele adquiriu grande parte da península de Superagui, no Litoral do Paraná. A terra pertencia ao negociante inglês David Stevenson. Os terrenos comprados por Gentil correspondiam à quase toda ilha do Superagui e à parte sul da Ilha das Peças, que perfaziam uma área de mais ou menos 30 mil hectares. [...]
Nascimento. Oficialmente, a colônia foi fundada em 19 de outubro de 1851. Durante os oito anos em que esteve na direção de Superagui, ele não foi capaz de introduzir grande contingente de colonos suíços nem mesmo de fazer com que se estabelecessem permanentemente. [...]
Porém, Superagui já possuía uma população brasileira vivendo em seu interior. Dysarz afirma que em 1857, Superagui possuía por volta de 450 indivíduos, agrupados em 20 famílias estrangeiras e 80 nacionais. Muitas das famílias estrangeiras eram formadas por mulheres brasileiras e por crianças também nascidas no Brasil alguns dos europeus engajados não eram suíços, mas sim franceses ou alemães.
Contudo, enquanto um empreendimento que pretendia vender lotes de terra a colonos europeus, Superagui encerrou suas atividades entre 1863 e 1864, com a morte de Gentil. "Os poucos colonos que permaneceram, num total de seis famílias, ainda perduraram por décadas, alternando suas atividades para a pesca apenas a partir do século 20. [...]"
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/quando-um-consul-destemido-desbravou-o-litoral-do-parana-9fxeokvuf2ii9vvti23dfkdam/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo