Sistemas de arquivos são criados em partições do disco, de f...
Sistemas de arquivos são criados em partições do disco, de forma que seja possível armazenar programas e dados em formato de arquivos e diretórios. O Linux usa um sistema de arquivos que possui uma hierarquia, composta de arquivos e diretórios.
O sistema de arquivo EXT3 utiliza a tecnologia Journaling, que possui a capacidade de acompanhar as mudanças feitas no sistema de arquivos, como gravações e atualizações de dados. Essas informações que o Journaling captura são armazenadas em uma parte separada do sistema de arquivos, denominada Journal.
O EXT3 suporta três diferentes modos de trabalho do Journaling:
I. grava todas as mudanças em sistema de arquivos. É o mais lento dos três modos, mas é o que possui maior capacidade de evitar perda de dados.
II. grava somente mudanças em arquivos metadata (arquivos que guardam informações sobre outros arquivos), mas guarda as atualizações no arquivo de dados antes de fazer as mudanças associadas ao sistema de arquivos. Este Journaling é o padrão nos sistemas de arquivos EXT3.
III. grava mudanças para o sistema de arquivo em metadata, mas utiliza o processo de escrita do sistema de arquivos em uso para gravação. É o mais rápido Journaling EXT3, mas o menos confiável.
Esses modos de trabalho são conhecidos, respectivamente, como: