Em um(a)________________________________um golpista tenta i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836773 Noções de Informática

Em um(a)________________________________um golpista tenta induzir a pessoa a fornecer informações confidenciais com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em situações onde um golpista busca enganar uma pessoa para obter informações sensíveis, oferecendo a promessa de vantagens futuras, estamos diante de um caso de fraude de antecipação de recursos. Nessa modalidade de golpe, o criminoso cria uma expectativa de ganho no indivíduo, levando-o a fornecer dados confidenciais na esperança de receber um benefício posteriormente.

É importante destacar que o termo pharming, embora possa parecer similar, refere-se a um tipo de ataque cibernético específico. No pharming, o atacante redireciona o usuário para sites falsificados, alterando o serviço de DNS (Sistema de Nomes de Domínio), sem que o usuário perceba. Assim, ao tentar acessar uma página legítima, é direcionado a um site fraudulento projetado para coletar informações confidenciais.

O conhecimento e a distinção entre esses termos são essenciais para a segurança digital e para a compreensão correta dos diferentes tipos de golpes e fraudes existentes.

Gabarito da questão: Letra A - Fraude de antecipação de recursos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A.

Fraude de antecipação de recursos (“Advance fee fraud”)

Um dos tipos mais comuns de golpe é a “fraude de antecipação de recursos”, na qual o golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício. Por exemplo:

  • Empresas que utilizam marcas e dados do BNDES sem autorização, com a finalidade de convencer o cliente de sua autenticidade, para vender falsos serviços de consultoria ou de crédito.
  • Empresas de assessoria ou consultoria que alegam cuidar da tramitação de pedidos de financiamento junto ao BNDES mas não chegam nem a protocolar um pleito em nome do cliente. Muitas vezes, essas empresas chegam a forjar documentos, como contratos de financiamento falsos, com a finalidade de enganar o cliente.

Fonte: bndes.gov.br

Em uma fraude de antecipação de recursos um golpista tenta induzir a pessoa a fornecer informações confidenciais com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.

2.3.1 Pharming Pharming e um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

Neste caso, quando você tenta acessar um site legıtimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma pagina falsa. 

Fonte: Cartilha CERT

Fraude de antecipação de recursos é quando uma pessoa induz a outra para receber informações confidenciais com a promessa de receber algo benéfico em troca

Gabarito: A

Fraude de antecipação de recursos (Advance fee fraud)

A fraude de antecipação de recursos, ou advance fee fraud, é aquela na qual um golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.

 Por meio do recebimento de mensagens eletrônicas ou do acesso a sites fraudulentos, a pessoa é envolvida em alguma situação ou história mirabolante, que justifique a necessidade de envio de informações pessoais ou a realização de algum pagamento adiantado, para a obtenção de um benefício futuro. Após fornecer os recursos solicitados a pessoa percebe que o tal benefício prometido não existe, constata que foi vítima de um golpe e que seus dados/dinheiro estão em posse de golpistas.

Furto de identidade (Identity theft)

O furto de identidade, ou identity theft, é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns casos de furto de identidade podem ser considerados como crime contra a fe pública, tipificados como falsa identidade.

Boato (Hoax)

Um boato, ou hoax, é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. Por meio de uma leitura minuciosa de seu conteúdo, normalmente, e possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides. 

Fonte: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo