Por reconhecer que o Dasein não é nem espírito, nem substânc...

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Q2897349 Filosofia

Por reconhecer que o Dasein não é nem espírito, nem substância, Heidegger explica a estrutura e a constituição do homem como um ser-aí, um ser-no-mundo, por se tratar de (da)

Alternativas

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A alternativa correta é a A: uma posição irredutível da existência.

Para entender por que essa alternativa é a correta, precisamos nos aprofundar no conceito de Dasein, introduzido pelo filósofo Martin Heidegger. Heidegger, em sua obra "Ser e Tempo", busca explorar a natureza do ser através do conceito de Dasein, que pode ser entendido como o "ser-aí" ou "ser-no-mundo". Este conceito é central para a filosofia existencialista de Heidegger, pois ele enfatiza que a existência humana é fundamentalmente sobre estar no mundo, em uma relação direta e indissolúvel com ele.

Heidegger argumenta que o Dasein não pode ser reduzido a categorias tradicionais como espírito ou substância, porque ele não é uma essência fixa. Em vez disso, o Dasein é uma maneira de ser que está continuamente em processo, e essa condição de ser é o que torna a existência uma posição irredutível. Assim, a existência precede qualquer definição ou essência, tornando a opção A a escolha correta.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - precedência da essência em relação à existência: Esta opção está incorreta porque contraria a filosofia de Heidegger, que coloca a existência como anterior à essência. Em outras palavras, o ser humano primeiro existe e só depois define sua essência através de suas ações e escolhas.

C - um relacionamento por contigüidade com os demais entes: Embora o Dasein interaja com outros entes no mundo, não se trata apenas de uma relação por contiguidade. A relação é mais profunda, envolvendo a compreensão e interpretação dos próprios modos de ser.

D - um ente determinado por fatores biológicos, psíquicos e físicos: Embora esses fatores influenciem o Dasein, a abordagem de Heidegger é que o ser-aí não pode ser determinado ou reduzido apenas a esses fatores. A existência humana é uma condição única que transcende as meras determinações biológicas, psíquicas e físicas.

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