Em "waldemares e vanzolinis, elomares e das neves" (linhas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - UNILAB - Administrador |
Q2002661 Português

Texto


Pegando o Ita. De volta. 


texto_22222.png (730×562)

(texto adaptado)

Postado por Fernando Szegeri em 29/ago/2017

http://www.ultrajano.com.br/pegando-o-ita-de-volta/


Em "waldemares e vanzolinis, elomares e das neves" (linhas 18-19), ocorre a pluralização de nomes próprios tornados nomes comuns. Assinale a única alternativa que explica o sentido deste recurso expressivo no texto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os nomes próprios, como particularizam seres, são escritos com inicial maiúscula. Por sua vez, os substantivos comuns são grafados com inicial minúscula. Ao escrever nomes próprios com inicial minúscula e no plural, entende-se que o autor tem como intuito generalizar, tornar comum.

Dessa forma, podemos afirmar que, em "waldemares e vanzolinis, elomares e das neves", ocorre a pluralização de nomes próprios tornados nomes comuns. O sentido desse recurso expressivo: a) refere os muitos artistas sem fama, e por isso comum, que tem talento semelhante aos donos dos nomes, ou seja, talento comum, simples, sem destaque ou particularidade.

[GABARITO: LETRA A]

A) Refere os muitos artistas sem fama que têm talento semelhante aos donos dos nomes.

Essa opção explica que a pluralização dos nomes próprios, como "waldemares e vanzolinis, elomares e das neves", sugere que existem muitos artistas desconhecidos com talentos comparáveis aos dos famosos mencionados, mas que não tiveram a mesma oportunidade de reconhecimento.

essa fui por eliminação e a letra a foi a que mais fez sentido!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo