Entrevista Motivacional (EM) é uma técnica descrita origina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UERR Órgão: CODESAIMA Prova: UERR - 2017 - CODESAIMA - Psicólogo |
Q1395539 Psicologia
Entrevista Motivacional (EM) é uma técnica descrita originalmente pelo psicólogo americano William Miller (1983), na Universidade do Novo México (EUA), e mais recente difundida no Brasil. Assinale a alternativa incorreta, quanto à Entrevista Motivacional. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E.

A questão aborda a Entrevista Motivacional (EM), uma técnica desenvolvida originalmente pelo psicólogo William Miller. É importante que os alunos compreendam as características fundamentais dessa abordagem, assim como as suas aplicações e métodos.

Abaixo, explico cada alternativa, destacando a correta e justificando porque as demais estão corretas:

A - Foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos.

Essa alternativa está correta porque a EM é amplamente utilizada para tratar comportamentos aditivos e compulsivos, auxiliando os clientes na decisão e manutenção de mudanças comportamentais.

B - O objetivo principal é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência.

Essa alternativa está correta porque a EM foca na resolução da ambivalência, que é a indecisão ou os sentimentos conflituosos que o cliente pode ter em relação à mudança.

C - A técnica é breve, podendo ser realizada numa única entrevista, ou, como um processo terapêutico, é comumente desenvolvida em quatro a cinco entrevistas.

Essa alternativa está correta porque a EM pode ser tanto uma intervenção breve quanto parte de um processo terapêutico mais longo, geralmente envolvendo várias sessões.

D - Inspira-se em várias abordagens, principalmente na terapia cognitivo-comportamental, terapia sistêmica, terapia centrada na pessoa, combinando elementos diretivos e não-diretivos.

Essa alternativa está correta porque a EM realmente combina elementos de várias abordagens terapêuticas, incluindo a terapia cognitivo-comportamental, centrada na pessoa e sistêmica, integrando métodos diretivos e não-diretivos.

E - As estratégias da EM são mais coercivas do que persuasivas, mais suportativas que argumentativas.

Essa alternativa está incorreta porque a EM é conhecida por ser uma técnica não-coerciva e não-argumentativa. Em vez de coerção, a EM utiliza métodos persuasivos e suportativos, respeitando a autonomia do cliente e promovendo a sua motivação intrínseca para a mudança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

EM

Combina elementos diretivos e não diretivos e possui estratégias que são mais persuasivas do que coercitivas, mais compreensivas que argumentativas.

As estratégias da EM são mais coercivas do que persuasivas, mais suportativas que argumentativas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo