Uma transição entre estados de energia eletrônicos provocada...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) INCORRETA - A troca no momento dipolar da molécula está relacionada à espectroscopia vibracional, sendo necessária para que moléculas absorvam radiação no infravermelho, por exemplo.
B) CORRETA - Uma das regras de seleção determina que, em uma transição permitida, que tem uma intensidade significativa no espectro, não ocorre mudança na orientação no spin do elétron, ou seja, ∆S = 0, em que S é a multiplicidade do spin. Logo, a multiplicidade do estado fundamental (estado de menor energia) deve ser igual à multiplicidade do estado excitado (estado de maior energia).
C) INCORRETA - A troca na polarizabilidade da molécula durante o modo normal de vibração está relacionada à espectroscopia vibracional, como a espectroscopia Raman, em que a polarizabilidade da molécula deve variar durante a vibração.
E) INCORRETA - Uma das regras de seleção para transições eletrônicas é a regra de Laporte. De acordo com essa regra é preciso que haja uma mudança na simetria. Sendo assim, a transição é permitida apenas se os estados possuírem simetrias distintas, portanto, se ambos tiverem simetria g a transição não é permitida.
Gabarito do Professor: Letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe explicar??
Lembro de ter visto em livros de inorgânica, se isso te ajudar.
TRANSIÇÃO ELETRÔNICA NA ESPECTROSCOPIA UV-Vis
De alguma forma, a amostra é geralmente estimulada aplicando-se energia na forma de calor, energia elétrica, luz, partículas ou por uma reação química. Antes de se aplicar o estímulo, o analito se encontra predominantemente em seu estado de energia mais baixo ou estado fundamental. O estímulo então resulta que algumas das espécies do analito sofrem uma transição para um estado de maior energia ou estado excitado.
--> Obtemos informações sobre o analito medindo-se a radiação eletromagnética emitida quando este retorna ao estado fundamental ou a quantidade de radiação eletromagnética absorvida decorrente da excitação.
fonte: Skoog
Para ocorrer uma transição eletrônica, ela precisa obedecer a chamada regra de seleção. Essa regra é relacionada às mudanças de simetria da molécula e às mudanças de multiplicidade de spin.
Uma transição eletrônica é considerada proibida por spin se os estados inicial e final possuem multiplicidades diferentes.
Toda a explicação é um pouco complexa, pois envolve funções de onda e cálculo, mas resumindo:
Transição entre estados de mesma multiplicidade: singleto (S = 0) -> singleto (S = 0) - Permitida por spin (dS = 0).
Transição entre estados de multiplicidades diferentes: singleto (S = 0) -> tripleto (S = 1) - Proibida por spin (dS = 1).
Em relação à simetria, somente é permitida a transição eletrônica entre orbitais do tipo u <-> g.
As transições permitidas pelas regras de seleção refletem em bandas mais pronunciadas no espectro UV-Vis (maior absortividade molar). Geralmente, os ombros que aparecem nos espectros correspondem a transições eletrônicas proibidas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo