As queimaduras são lesões desencadeadas por agen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q459145 Medicina Legal
      As queimaduras são lesões desencadeadas por agentes físicos, nas superfícies corporais. Dependendo da causa, podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. As que ocorrem mais frequentemente são as térmicas, sendo causadas pela exposição ao calor.

       De acordo com o grau de profundidade da lesão, as queimaduras podem ser classificadas como:
•   queimadura de primeiro grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele, apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, é considerada grave.
•   queimadura de segundo grau: a lesão atinge as camadas mais profundas da pele. A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O inchaço é importante, e a dor é bastante intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, nesse tipo de queimadura pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais, levando a um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.
•    queimadura de terceiro grau: nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada, gerando cicatrizes inestéticas. Comumente, esse tipo de queimadura requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirado de outras regiões do corpo.
Internet: http://boasaude.uol.com.br (com adaptações).


Com o auxílio do texto, assinale a alternativa correta quanto a queimaduras.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - As de primeiro grau atingem a epiderme.

Vamos entender melhor esse tema e justificar cada alternativa:

As queimaduras são lesões causadas por agentes físicos e podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. A classificação quanto ao grau de profundidade é fundamental para entender o impacto da lesão e o tratamento adequado.

Queimaduras de primeiro grau atingem apenas a camada mais superficial da pele, chamada de epiderme. Esse tipo de queimadura é caracterizada por vermelhidão, inchaço leve e dor significativa, como as queimaduras solares leves.

Queimaduras de segundo grau afetam tanto a epiderme quanto a derme, a camada intermediária da pele. Elas são mais graves, apresentando bolhas, inchaço significativo e dor intensa. Podem levar à desidratação devido à perda da camada protetora da pele.

Queimaduras de terceiro grau são as mais profundas e graves, atingindo todas as camadas da pele e os tecidos subjacentes, incluindo músculos. Curiosamente, essas queimaduras podem não ser dolorosas devido à destruição das terminações nervosas. A cicatrização geralmente é difícil, requerendo enxertos de pele.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - As de primeiro grau atingem a derme.
Esta alternativa está incorreta porque as queimaduras de primeiro grau afetam apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele.

B - As de segundo grau atingem somente a epiderme.
Esta alternativa está incorreta porque as queimaduras de segundo grau afetam a epiderme e a derme, não apenas a epiderme.

C - As de terceiro grau atingem somente a hipoderme.
Esta alternativa está incorreta porque as queimaduras de terceiro grau afetam todas as camadas da pele, incluindo epiderme, derme e, muitas vezes, a hipoderme (camada mais profunda), e podem alcançar músculos e outros tecidos.

D - As de primeiro grau atingem somente a hipoderme.
Esta alternativa está completamente incorreta porque as queimaduras de primeiro grau não atingem a hipoderme, mas apenas a epiderme.

Portanto, a alternativa correta é, sem dúvidas, a E - As de primeiro grau atingem a epiderme.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre as classificações das queimaduras e suas características. Caso tenha mais dúvidas, estarei à disposição para ajudá-lo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Queimaduras 

Ocorrem quando a fonte de calor encosta no corpo e, com isso, causa a lesões naquela localidade. As queimaduras são classificadas em quatro espécies:


- 1º grau: eritema – a queimadura é leve, faz apenas com que a pele fique avermelhada, atingido somete a epiderme;

- 2º grau: flictena – o calor se aprofunda na pele causando lesões que apresentam bolhas de soro sanguíneo (proteína plasmática);

- 3º grau: escarificação da derme – o calor se aprofunda ainda mais na pele, destruindo a epiderme e ferindo a derme;

- 4º grau: carbonização – os tecidos corporais se transformam em carvão. A carbonização pode ser local, superficial, profunda ou geral.


Essa classificação das queimaduras foi proposta por Lussena-Hoffman.


GABARITO E

 

Alguns sinais presentes quando falamos em queimaduras, fogo, fuligem ...

 

Sinal de Chambert - Bolhas ou flictemas que aparecem nas queimaduras de 2º grau. Serve para saber se a queimadura foi feita em vida ou após a morte. Se encontrarem proteínas dentro das bolhas, mostra que é uma reação vital do corpo e por isso a lesão se deu em vida. 

 

Sinal de Devergie - Posição de boxeador, assumida pelos cadáveres vítimas de queimaduras graves e carbonização.

 

Sinal de Montalti - presença de fuligem ao longo das vias respiratórias. (significa que a pessoa estava viva quando o incêndio começou e respirou aquela fuligem)

 

 

bons estudos

Acrescentando:

Por que a queimadura de 3º grau dói menos?

Isso ocorre porque na pele temos a Derme e a Epiderme. (derme mais abaixo – epiderme mais acima). Temos também terminações nervosas (“raminhos de nervo” que dão o sentido de dor na pele – terminações sensitivas). Ocorre que essas terminações sensitivas terminam no final da derme. A bolha por sua vez é a retirada da camada protetora (epiderme), e com isso as terminações nervosas ficam expostas ao ar, causando dor intensa – queimadura de 2º grau. Na queimadura de 3º grau que é mais profunda, queimou TUDO, inclusive o nervo, as ramificações responsáveis pela transmissão do sentido da dor. Não haverá dor, pois o nervo todo foi destruído. 

Essa banca é uma mãe! Ela dá o conceito e em seguida "faz um exercício de fixação".

1º Primeira camada - Epiderme

A epiderme é a camada mais superficial, que está em contato com o meio externo

2º Segunda camada - Derme

A derme é a camada do meio que fica logo abaixo da epiderme e acima da hipoderme

3º Terceira camada - Hipoderme

A hipoderme é a camada mais interna;

OBS: as subdivisões que mais caem em prova de medicina legal quando se trata de queimaduras;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo