Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ...
Nas revoltas e guerras, um dos sons mais significativos, pela carga de dor que traz e pelos desdobramentos político-sociais que produz, é o dos tiros. A década de 30 do século XX começou com um dos eventos mais decisivos da história do Brasil, não importando se sua designação consagrada — Revolução de 1930 — tenha suscitado muitos debates na área acadêmica sobre seu real ou autêntico caráter revolucionário, como movimento de transformação das estruturas socioeconômicas do país. Entre esses dramáticos sons de abertura e desfecho, ainda houve uma guerra civil (a Revolução Constitucionalista de 1932). Além disso, esse foi o momento em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, cujos impactos na vida política e econômica brasileira foram grandes.
Angela de Castro Gomes. As marcas do período. In: Lilia
Moritz Schwarcz (Dir.). História do Brasil nação: 1808-2010.
Vol. 4 (Olhando para dentro: 1930-1964). Madri: Fundación
Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2013, p. 24 (com adaptações).
Ao mencionar os grandes “impactos na vida política e econômica brasileira” produzidos pela Segunda Guerra Mundial, o texto remete à vitoriosa ação diplomática que levou o país a participar diretamente desse conflito ao lado dos Aliados, o que lhe ajudou a fundar sua indústria de base (siderurgia) e, por ter lutado contra o totalitarismo nazifascista, estimulou a luta interna contra o ditatorial Estado Novo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"ajudou o Brasil a fundar sua indústria de base" de fato, os Estados Unidos ofereceram fundos para que o Brasil tivesse sua primeira Compania Siderúrgica durante o período da Segunda Guerra Mundial.
A chamada política de boa vizinhança praticada pelo então presidente Franklin Delano Roosevelt, que, entre outros incentivos econômicos e comerciais, financiou a construção de uma gigantesca siderúrgica, a Companhia Siderúrgica Nacional.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi criada durante o Estado Novo por decreto do presidente Getúlio Vargas, após um "acordo" diplomático, denominado Acordos de Washington, feito entre os governos brasileiro e estadunidense, que previa a construção de uma usina siderúrgica que pudesse fornecer aço para os aliados durante a Segunda Guerra Mundial e, na paz, ajudasse no desenvolvimento do Brasil.
FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_na_Segunda_Guerra_Mundial
https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Sider%C3%BArgica_Nacional
Sobre o combate ao nazifascismo ter gerado luta interna contra o Estado Novo, oposicionistas como os do Manifesto Mineiro e da Coluna Prestes, entre outros, exerceram pressão pró-democratização que culminou com a deposição de Vargas do poder em 1945.
CERTO
Correto.
Os soldados que haviam lutado contra o nazifacismo começaram a questionar o governo de vargas, esse motivo e muitos outros desencadeou a sua saída.
Apesar de alguns terem morrido, os soldados voltaram como vitoriosos porque o Eixo foi derrotado e poucos dos seus soldados foram dilacerados. Resumindo: poucos voltaram sem perna, braço, etc.
Quando o texto fala em "participar diretamente desse conflito ao lado dos Aliados", não concordo. o EXÉRCITO brasileiro participou de forma indereta, dentro das tropas americanas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo