Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689407 História

        A ditadura do Estado Novo começou a se esgotar tão logo os rumos da Segunda Guerra Mundial também começaram a mudar. O governo brasileiro tinha a intenção de dirigir o processo de transição, definindo-lhe regras, etapas e processos. Mas esse intento, apesar de apoiado por segmentos expressivos da população, sofreu pressões de variada natureza, especialmente por parte daqueles que desejavam o fim imediato e definitivo do regime autoritário do Estado Novo.


Lucília de Almeida Neves Delgado. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (Orgs.). O Brasil republicano (Vol. 3: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

Entre as “pressões de variada natureza” que inviabilizaram a estratégia de Getúlio Vargas de colocar-se na liderança do processo de distensão do Estado Novo, destaque especial deve ser conferido aos comunistas que, comandados por Luís Carlos Prestes — recém-libertado da prisão política —, insurgiram-se contra a proposta queremista e aglutinaram as correntes de oposição na defesa de eleições gerais, com a derrubada do ditador.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em 1945, apesar de ter apoio entre os trabalhadores em função da criação do salário mínimo e da legislação trabalhista, o governo estadonovista de Vargas apresentava instabilidade. Um dos maiores problemas era a contradição entre a política externa e a interna. Por um lado – política externa- o Brasil havia participado da Segunda Grande Guerra apoiando os Aliados em defesa, grosso modo, da democracia. Apesar da guerra ter trazido benefícios econômicos e financeiros, o afundamento de navios e a participação dos Pracinhas nos campos de batalha da Itália trouxe perdas humanas para as quais os brasileiros não tinham preparo. O raciocínio simplista passou a ser:  " brasileiros morrem na guerra por uma democracia que não temos".

Quando é analisada a política interna, por outro lado, vê-se autoritarismo com características que apresentavam semelhanças com os regimes fascista e nazista combatidos na guerra. A oposição foi essencialmente aquela vinculada a ideais democráticos liberais e não ao comunismo. Ao ser liberado da prisão, Luis Carlos Prestes, obedecendo às orientações de Moscou, apoia Getúlio Vargas. O Partido Comunista da URSS havia orientado apoio dos comunistas aos governos que haviam sido Aliados da URSS contra o nazifascismo durante a guerra .

Embora o governo Vargas tenha deportado sua esposa grávida para a Alemanha, sabendo que isso significaria prisão em campo de concentração por ela ser judia e comunista e, ter ficado na prisão por longo tempo (desde 1937), Prestes obedece às orientações da liderança comunista de Moscou. Assim, apoia a candidatura Vargas e o Queremismo – Queremos Vargas. Assim sendo, a afirmativa acerca do final do Estado Novo não é verdadeira. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

 

Saindo da cadeira pouco após o estabelecimento de relações com a União Soviética e em consequencia da decretação da anistia, Luís Carlos Prestes confirmou o que o partido já decidira sob sua influência. Era preciso estender a mão ao inimigo da véspera, em nome das "necessidades históricas".

 

Em meados de 1945, uma iniciativa promovida pelos círculos trabalhistas ligados a Getúlio, com o apoio dos comunistas, mudou os rumos da sucessão presicencial. Foi a campanha "queremista", assim chamada porque seu objetivo se sintetizava na palavra de ordem "queremos Getúlio". Os "queremistas" saíram às ruas defedendo a instalação de Assembleia Nacional Constituinte com Getúlio no poder. Só posteriomente deveriam ser realizadas eleições diretas para presidente, nas quais Getúlio deveria concorrente. 

Neste caso, os comunistas ao lado do PTB e algumas lideranças sindicais apoiavam o movimento "queremista"

O queremismo era apoiado pelos membros do PTB e do PCB (Partido Comunista do Brasil)

 

Fonte: COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral: volume 3. 1ª Ed. Ed. Saraiva,2010.

 

Comandante de uma famosa marcha pelo Brasil, a Coluna Prestes, e líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por mais de 50 anosLuís Carlos Prestes foi uma das figuras da América Latina mais perseguidas do século XX.

Cursou a Escola Militar do Rio de Janeiro e depois foi transferido para o Rio Grande do Sul, onde liderou uma revolta tenentista contra o governo de Arthur Bernardes em 1924, composta por jovens oficiais do Exército. Os “tenentes” pretendiam levantar a população contra o poder da oligarquia governante e, por meio da revolução, exigir reformas políticas e sociais, como a renúncia de Bernardes, a convocação de uma Assembleia Constituinte e o voto secreto. Os integrantes da Coluna Prestes realizaram uma marcha pelo interior do país, percorrendo, a pé e a cavalo, cerca de 25 mil quilômetros. A marcha terminou em 1927, quando os revoltosos se exilaram na Bolívia.

 

A proposta dos COMUNISTAS implicava que Vargas permanecesse no poder ainda por um largo período. Essa proposta aproximava o PCB do PTB e FORTALECIA O MOVIMENTO QUEREMISTA, surgido em meados de 1945, cujas principais palavras de ordem eram "Queremos Getúlio" e "Constituinte com Getúlio".

distenção do estado novo = rompimento do estado novo

será que era issi que Getúlo queria?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo