Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689409 História

        A ditadura do Estado Novo começou a se esgotar tão logo os rumos da Segunda Guerra Mundial também começaram a mudar. O governo brasileiro tinha a intenção de dirigir o processo de transição, definindo-lhe regras, etapas e processos. Mas esse intento, apesar de apoiado por segmentos expressivos da população, sofreu pressões de variada natureza, especialmente por parte daqueles que desejavam o fim imediato e definitivo do regime autoritário do Estado Novo.


Lucília de Almeida Neves Delgado. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (Orgs.). O Brasil republicano (Vol. 3: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

Levado pelas circunstâncias a cerrar fileiras contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial, a ditadura varguista viveu a contradição — que se mostrou insolúvel — de lutar externamente pela liberdade enquanto mantinha o país submetido a um rígido regime ditatorial. Nessa perspectiva, a vitória aliada nos campos de batalha impulsionou o sentimento oposicionista que culminou com a deposição de Vargas em outubro de 1945, poucos meses depois de encerrado o conflito.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A era do Estado Novo começou a declinar à medida que a Segunda Guerra Mundial avançava para um desfecho. O governo do Brasil, na época, desejava liderar o processo de transição para a democracia, estabelecendo as regras e os prazos para essa mudança. Entretanto, embora houvesse apoio de parcelas significativas da população a essa intenção governamental, resistências foram enfrentadas, sobretudo por parte dos que ansiavam pelo término imediato do regime ditatorial do Estado Novo.

O Brasil, compelido pelas circunstâncias a se opor aos países do Eixo durante a guerra, vivenciou a paradoxal situação de combater em nome da liberdade no exterior enquanto no interior do país prevalecia um governo autoritário. Assim, com a vitória das forças aliadas, intensificou-se o movimento oposicionista que, em outubro de 1945, poucos meses após o final da guerra, resultou na deposição de Getúlio Vargas. Esta conclusão está correta e alinha-se com os fatos históricos relatados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

 

Os problemas do regime resultaram mais da inserção do Brasil no quadro das relações internacionais do que das condições políticas internas do país. Essa inserção impulsionou as oposições e abriu caminho a divergência no interior do governo. Após a entrada do Brasil na guerra e os preparativos para enviar a FEB à Itália, personalidades da oposição começaram a explorar a contradição existente entre o apoio do Brasil às democracias e a ditadura de Vargas. A primeira manifestação ostensiva, nesse sentido foi o Manifesto dos Mineiros, datado de 24 de outubro de 1943. Não por acaso a data comemorava a vitória da Revolução de 1930. Com isso, os assinantes do manifesto queriam demonstrar que não pretendiam demonstrar que não pretendia, voltar às políticas, existentes na Primeira República, assinalando, ao mesmo tempo, sua percepção de que a Revolução de 1930 fora desviada de seus objetivos democráticos.

 

Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945. A Segunda Grande Guerra terminou em 02 de setembro de 1945.

Correto. Vargas estava entre duas grandes potências, e o pior, ele tinha relações com as duas! Até que os EUA começou a pressiona-lo pra que ele ficasse ao lado dos aliados (EUA, Inglaterra, URSS e França), foi então que o Brasil enviou um monte de soldados para itália, 600 morreram, mas a galera que voltou, veio como vitoriosa. Entretando, esses soldados estavam lutando contra ditadores, como podiam aceitar uma ditadura no seu próprio país? Daí, as pressões começaram a aumentar e esse motivo, junto a muitos outros, provocou a saída de Vargas.

Perfeito Keila Angelo. 

Vargas entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado do liberalismo e da democracia dos Aliados, contrários às ditaduras nazifascistas se contradizendo com seus ideais ditatoriais.

 

Gab: CERTO

contradição:

 

Economicamente o Brasil era dependente dos EUA ( País aliado )

 

                                             x

 

Politica e ideológicamente o Brasil tendia a ideais Facista e ditatorial, como a Italia e Alemanha ( Países de eixo )

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo