O Brasil enfrenta inúmeras ameaças ao meio ambiente. De aco...
Considerando os principais problemas ambientais vivenciados no planeta, analise a figura e assinale a alternativa que corresponde o seu significado:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.
Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.
Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, pois nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentação. O índice pluviométrico (chuvas) também é menor durante o inverno, fato que dificulta a dispersão dos gases poluentes.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm
Inversão térmica: O ar próximo a superfície torna-se mais frio e denso do que o da camada superior, dificultando a dispersão dos poluentes para a atmosfera. É mais comum no inverno.
Consequências:
- Aumento de problemas respiratórios;
- Irritação nos olhos;
- Intoxicação por gases poluentes (Monóxido de carbono).
O ar cinza das grandes cidades.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo