Paciente do sexo masculino, 63 anos, tabagista, coronariopat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041197 Medicina
Paciente do sexo masculino, 63 anos, tabagista, coronariopata já submetido a colocação de stent coronariano, com quadro de 3 meses de evolução de dispepsia. A endoscopia digestiva alta evidenciou lesão em mucosa gástrica, localizada na grande curvatura do antro e distando 5cm do piloro, de aproximadamente 1 cm de diâmetro, Borrmann I.
Ecoendoscopia mostrou estar restrita à mucosa gástrica e ter, na verdade, 1,5 cm de diâmetro, sem linfonodomegalias perigástricas. Procedida no mesmo ato endoscópico ressecção mucosa endoscópica, com retirada completa da lesão. Análise histopatológica revelou se tratar de adenocarcinoma moderadamente diferenciado, tipo intestinal de Lauren, sem invasão angiolinfática e com margens não-comprometidas.
Assinale a opção que indica a conduta correta.  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A conduta correta é a observação, como indicado na alternativa A. O paciente apresentou um adenocarcinoma de mucosa gástrica, identificado precocemente e completamente ressecado pela mucosectomia endoscópica. Na análise histopatológica, não foi identificada invasão angiolinfática, e as margens não estavam comprometidas. A lesão foi classificada como Borrmann I, e a ecoendoscopia confirmou que estava restrita à mucosa gástrica, sem linfonodomegalias perigástricas. Esses achados indicam um estágio inicial do câncer gástrico e uma boa perspectiva de cura com a retirada completa da lesão. Portanto, a conduta mais adequada é monitorar o paciente com endoscopias regulares para detectar possíveis recidivas. A ressecção gástrica ou linfadenectomia não são necessárias nesse caso, pois há um risco maior de complicações do que de benefícios.

Moderadamente diferenciado não quebra os critérios???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo