Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689415 História

    A atmosfera política era de grande agitação não apenas entre os militares, políticos e empresários que queriam livrar-se do governo. João Goulart defrontara-se, no início de 1964, com sua própria fragilidade. Chegara à Presidência da República por acaso e por sorte, após a surpreendente renúncia de Jânio Quadros e contra a vontade dos ministros militares, que só admitiram sua posse depois de tratativas políticas que o enquadraram.


Carlos Fico. Além do golpe: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 16 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, relacionado à crise final do regime da Constituição de 1946.

Ao falar em “tratativas políticas” que enquadrariam João Goulart para que ele fosse empossado, o texto indica a complexa negociação política que possibilitou a aprovação da emenda parlamentarista, o que, para muitos apoiadores do vice-presidente, não passou de autêntico golpe branco, por abolir funções próprias do presidencialismo historicamente vigente na República.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise do contexto que antecedeu o golpe militar de 1964 no Brasil, é essencial compreender a complexa tessitura das negociações políticas que se desenvolveram. João Goulart, que assumiu a presidência após a inesperada renúncia de Jânio Quadros, viu-se enredado em uma situação delicada. Ele era visto com desconfiança por setores influentes, como militares, políticos e empresários, que se opunham ao seu governo.

Para ser empossado, Goulart precisou ceder às pressões de ministros militares, que só permitiram sua posse depois de intensas tratativas políticas. Essas tratativas resultaram na adoção do sistema parlamentarista, medida essa que foi interpretada por muitos como um golpe branco. Esse termo é utilizado para descrever situações onde mudanças políticas significativas são realizadas de forma não-violenta, mas que ainda assim limitam ou alteram poderes de forma drástica, neste caso, restringindo as funções presidenciais historicamente estabelecidas.

Portanto, a afirmação de que as negociações políticas que antecederam a posse de João Goulart e a emenda parlamentarista representaram um golpe branco é correta, pois reflete a maneira como o sistema parlamentarista foi imposto ao presidente como condição para a sua posse, alterando substancialmente o equilíbrio de poderes no regime da Constituição de 1946.

Gabarito: Certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo

 

O conceito de golpe branco tem sido empregado por especialistas para se referir a conspirações políticas na América Latina e na Europa desde a segunda metade do século XX. A adoção do parlamentarismo no Brasil em 1961, por exemplo, é entendida como um golpe branco, uma vez que ministros militares e lideranças civis teriam coagido o presidente João Goulart a acatar o novo sistema político, ameaçando pegar em armas contra o novo governo

 

João Goulart ( Jango ) seria um Presidente simbólico. O Grupo dos onze, liderado por Leonel Brizola, cunhado deste, queria o cumprimento da Constituição, porém, os opositores não aceitaram. A população encarou a renúncia de Jânio Quadros como uma traição. A classe política não queria Jango, pois desconfiava que ele possuia relações com o comunismo, tanto que, após a renúcnia de JQ ele estava na China comunista. A única solução encontrada foi achar um "jeitinho" para agradar os dois lados. Então Jango foi empossado como presidente, mas quem tomava as decições era o Congresso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo