A tecnologia da impressão promoveu uma primeira modificação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1703470 Biblioteconomia
A tecnologia da impressão promoveu uma primeira modificação na atividade da organização e preservação de documentos, uma vez que, aos poucos, foi retirada da biblioteca a tarefa de reprodução de manuscritos realizada pelos copistas, que passou a ser feita em oficinas especializadas. Apesar do crescente destaque social vivido pela biblioteca a partir de então, pode-se dizer que o trabalhador da biblioteca perdeu certa responsabilidade, cumplicidade e envolvimento com os documentos, já que não realizava mais a reprodução dos mesmos e a compreensão e organização dos conteúdos que lhe é decorrente. Aos poucos, tanto a biblioteca quanto o "bibliotecário" de então se distanciaram dos processos de organização, mas ganharam maior visibilidade pública e social .
Este fenômeno recebeu impulso no século XVII, nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, com o surgimento do conceito de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: A - Biblioteca Pública Moderna.

A questão aborda a transformação das bibliotecas e das atividades dos bibliotecários com o advento da impressão, que foi um marco significativo na história da biblioteconomia. Com a tecnologia da impressão, a tarefa de reprodução de manuscritos, antes feita manualmente por copistas, passou a ser realizada em oficinas especializadas. Isso trouxe mudanças importantes para as bibliotecas e seus trabalhadores.

Historicamente, a invenção da imprensa por Gutenberg no século XV revolucionou a forma como o conhecimento era disseminado, promovendo um acesso mais democrático aos livros e documentos. Com o tempo, isso impulsionou o desenvolvimento de instituições que se tornaram centros de aprendizado e cultura na sociedade, conhecidas como Bibliotecas Públicas Modernas.

Justificativa da alternativa correta: No século XVII, em países desenvolvidos da Europa e posteriormente nos Estados Unidos, surgiu o conceito de Biblioteca Pública Moderna. Esse conceito está vinculado à ideia de bibliotecas que se tornaram mais acessíveis ao público em geral, com a função de democratizar o acesso ao conhecimento, um reflexo direto da disponibilidade e produção em larga escala de materiais impressos.

Alternativas incorretas e suas justificativas:

  • B - Biblioteca Pública Contemporânea: A expressão "contemporânea" refere-se ao tempo presente ou às tendências atuais. Enquanto as Bibliotecas Públicas Modernas surgiram entre os séculos XVII e XIX, o conceito contemporâneo é mais recente e não se encaixa no contexto histórico mencionado na questão.
  • C - Biblioteca Pública Clássica: A expressão "clássica" geralmente remete a algo antigo e tradicional, anterior à modernização trazida pela imprensa. Não reflete a mudança ocorrida após a invenção da impressão.
  • D - Biblioteca Pública Livre: Não é um termo formalmente reconhecido na história das bibliotecas. Poderia sugerir um acesso livre, mas não descreve o fenômeno histórico abordado.
  • E - Biblioteca Pública Especial: Refere-se a bibliotecas que atendem a públicos ou temas específicos, como bibliotecas jurídicas ou médicas, e não ao conceito amplo e público das Bibliotecas Públicas Modernas.

Espero que a explicação tenha ajudado a compreender o tema da questão e a justificativa das alternativas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Ortega (2004, p. 2):

A tecnologia da impressão promoveu uma primeira modificação na atividade da organização e preservação de documentos, uma vez que, aos poucos, foi retirada da biblioteca a tarefa de reprodução de manuscritos realizada pelos copistas, que passou a ser feita em oficinas especializadas. Apesar do crescente destaque social vivido pela biblioteca a partir de então, pode-se dizer que o trabalhador da biblioteca perdeu certa responsabilidade, cumplicidade e envolvimento com os documentos, já que não realizava mais a reprodução dos mesmos e a compreensão e organização dos conteúdos que lhe é decorrente. Aos poucos, tanto a biblioteca quanto o "bibliotecário" de então se distanciaram dos processos de organização, mas ganharam maior visibilidade pública e social. Este fenômeno recebeu impulso no século XVII, nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares. Eram bibliotecas financiadas por mecenas, cujo movimento continuou até praticamente o século XX (Lemos, 1998).

Gab. A

ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 5, out. 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44851

a) Biblioteca Pública Moderna.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo