Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a opção ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250415 Enfermagem

      Uma mulher com 62 anos de idade e diagnóstico de síndrome nefrótica apresentou há um mês início gradual de edema, sem associação com horário, pior nos membros inferiores, evoluindo para a anasarca. Refere, ainda, piora do caráter espumoso, já existente, da urina, sem aumento do débito urinário. Relata, também, piora da ingestão alimentar, com quadros de náuseas pós-prandiais e astenia, e que não houve mudanças no hábito intestinal; refere ganho de peso e nega uso irregular dos medicamentos. O exame físico indica abdome globoso, com sinais de ascite, fígado e baço impalpáveis. Edema importante nos membros inferiores e superiores e nas regiões periorbitária, e facial. Pressão arterial de 145 mmHg × 75 mmHg, frequência cardíaca de 68 batimentos por minuto, frequência respiratória de 18 incursões por minuto, temperatura de 36,2 ºC, peso corporal de 76,8 kg e altura de 1,65 m. Faz uso regular de medicamentos: furosemida 20 mg (uso intravenoso), prednisona 40 mg, losartan 50 mg, espironolactona 25 mg, omeprazol 20 mg (uso intravenoso) e enalapril 10 mg uma vez ao dia.

Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda a síndrome nefrótica, uma condição clínica que se caracteriza principalmente por uma tríade de sintomas: proteinúria maciça (excesso de proteína na urina), hipoalbuminemia (baixa concentração de albumina no sangue) e edema (inchaço). Adicionalmente, pode haver hiperlipidemia (níveis elevados de lipídios no sangue).

No caso apresentado, a paciente experimenta um início gradual de edema, caracterizado por inchaço nos membros inferiores e depois em todo o corpo, conhecido como anasarca. A urina espumosa e o ganho de peso também são sintomas típicos decorrentes da perda de proteína e da retenção de líquidos.

Justificativa para a Alternativa A: Esta alternativa está correta porque descreve adequadamente o mecanismo subjacente da síndrome nefrótica: uma lesão na membrana capilar glomerular que resulta na perda de proteína plasmática através da urina, levando à diminuição da pressão oncótica (força que mantém os líquidos dentro dos vasos sanguíneos) e ao consequente edema.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: A afirmação está incorreta porque, na síndrome nefrótica, os sinais típicos são edema, proteinúria e hipoalbuminemia, não icterícia e hipertensão. A hipertensão pode estar presente, mas não é um dos três sinais clássicos.

Alternativa C: A anormalidade na urina associada à síndrome nefrótica é a proteinúria, não hematúria. Hematúria refere-se à presença de sangue na urina, o que não é característico dessa síndrome.

Alternativa D: A lista inclui sintomas subjetivos, como náusea e astenia, que são experiências relatadas pela paciente, não sinais objetivos observáveis. Portanto, a descrição dos dados objetivos está incorreta.

Alternativa E: A ascite, que é o acúmulo de líquido no abdômen, não é uma infecção do peritônio. Essa descrição está errada, já que a ascite é frequentemente associada a doenças hepáticas ou a condições que causam retenção de líquidos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a A e isto se deve ao fato de que a síndrome nefrótica é caracterizada por uma lesão na membrana capilar glomerular, levando à perda excessiva de proteínas na urina. Esta perda de proteínas plasmáticas diminui a pressão oncótica, que é a pressão exercida pelas proteínas do sangue, principalmente o albumina, que ajuda na retenção de água no interior dos vasos sanguíneos. Com a diminuição desta pressão, o líquido escapa para o espaço intersticial, resultando em edema. Portanto, a alternativa A representa de forma correta a condição do paciente descrita na questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo