Um paciente cronicamente dependente de álcool é atendido em...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é necessário entender a relação entre o alcoolismo crônico e suas consequências no organismo, especialmente no sistema hematológico e no metabolismo de eletrólitos, como o magnésio.
A alternativa E - aumentado e diminuído é a correta.
Justificativa da alternativa correta:
Volume Corpuscular Médio (VCM): Em pacientes com doença hepática alcoólica, o VCM tende a estar aumentado. Isso ocorre porque o álcool afeta a produção de eritrócitos, frequentemente causando macrocitose, que é o aumento do tamanho das células vermelhas do sangue.
Dosagem Sérica de Magnésio: O alcoolismo crônico está frequentemente associado à deficiência de magnésio, resultando em níveis diminuídos de magnésio no sangue. Esse fenômeno ocorre devido a uma combinação de má absorção intestinal, aumento da excreção renal e desnutrição comum em pacientes alcoólicos.
Análise das alternativas incorretas:
A - diminuído e normal: Esta alternativa é incorreta porque, como mencionado, o VCM tende a estar aumentado, não diminuído.
B - diminuído e aumentado: Incorreta, pois o VCM não está diminuído em casos de doença hepática alcoólica.
C - normal e aumentado: Incorreta porque o VCM não costuma estar normal, e sim aumentado.
D - aumentado e normal: Incorreta, já que o magnésio, em vez de normal, geralmente aparece diminuído em pacientes alcoólicos crônicos.
Ao compreender a fisiopatologia do alcoolismo crônico, você pode relacionar corretamente os efeitos nos exames laboratoriais. Essa questão testa sua habilidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto clínico prático.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo